CEN

CEN entra na reta final com a conclusão do Simpósio Teológico e das Catequeses Públicas nesta segunda (14)

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) entra, nesta segunda-feira (14), na reta final com a conclusão do Simpósio Teológico e das Catequeses Públicas, ambas as atividades acontecem no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon).
 |  Imprensa 18º CEN  |  Igreja no Brasil
Comunicação 18º CEN

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) entra, nesta segunda-feira (14), na reta final com a conclusão do Simpósio Teológico e das Catequeses Públicas, ambas as atividades acontecem no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O CEN é um dos mais importantes eventos da Igreja Católica no Brasil e nesta edição está reunindo mais de 180 bispos e de 1,2 mil padres, além de religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas e leigos.

Neste quarto e penúltimo dia de Congresso, a programação começa às 8h com a Missa celebrada na capela montada no mezanino do pavilhão do Cecon. Em seguida, serão reabertas a Feira Católica, com mais de 140 expositores de diversos segmentos do mercado religiosos, e as exposições “Testemunhas de Santidade” e das Pastorais Sociais.

Simpósio Teológico

A última conferência do Simpósio Teológico será ministrada pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O prelado apresentará o tema “Eucaristia: alimento para a missão”, no Teatro Guararapes, a partir das 9h.

Única atividade paga do Congresso, o Simpósio tem o objetivo de aprofundar o mistério da Eucaristia – “fonte e ápice de toda vida cristã” – a partir do Texto-Base. Esse subsídio reúne escritos de religiosos, doutores e estudiosos em sete capítulos que se desdobram a partir do tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46) do CEN.

Após a conferência, às 11h, os congressistas se dividirão para participar das oficinas: “Celebração Eucarística: ritos e formas” com o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Edmar Peron, no Teatro Guararapes; “Eucaristia e missão em Aparecida e na Evangelii Gaudium”, conduzida pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Padre Antônio Niemiec, no Auditório Tabocas; “Eucaristia e iniciação à vida cristã” será ministrada no Auditório Beberibe pelo arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin.

Catequeses Públicas

Visitantes da Feira Católica do 18º CEN têm a oportunidade de participar das Catequeses Públicas ministradas por bispos, sacerdotes, religiosas e leigos no palco montado no pavilhão do Cecon.

Neste último dia de formações, a professora da Universidade Federal de Roraima e integrante da Rede Eclesial Panamazônica  (Repam), Márcia Oliveira, vai apresentar a palestra “Eucaristia e Sinodalidade na Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. A primeira catequese tem início às 14h.

O padre Reginaldo Manzotti irá ministrar a última catequese pública, a partir das 16h. O sacerdote da Arquidiocese de Curitiba, que também é cantor, escritor e apresentador, traz para o 18º CEN o tema “Eucaristia, comunicação e evangelização”.

Programação Cultural

O 18º Congresso Eucarístico Nacional também abre espaço para a cultura com shows e apresentações artísticas tanto no Cecon, quanto em outros espaços do Grande Recife. Tudo de graça.

O padre Fábio de Melo é uma das atrações desta segunda-feira (14). O sacerdote traz seu mais recente show para o Teatro Guararapes, a partir das 20h. Os ingressos estão esgotados.

No Teatro de Santa Isabel, o público poderá assistir ao concerto “O canto do chão: música litúrgicas do Nordeste”. O espetáculo vai apresentar as obras de Nicolaas Vale, Reginaldo Veloso e dos padres Jaime Diniz, SIlvio Milanez, Mabel Bezerra e Geraldo Leite Batos. O show tem início às 20h e os ingressos podem ser retirados no balcão de credenciamento do 18º CEN, no Centro de Convenções, ou 1 hora antes na bilheteria do teatro.

No palco da Feira Católica também haverá muita música e dança com o Coral da Unimed, às 13h; com o Padre Joãozinho, SCJ, às 15h; e com Maracatu Cambida Brasileira, de Nazaré da Mata (PE), a partir das 18h.


Notícias Relacionadas

Missa Solene abre o 18º Congresso Eucarístico Nacional, em Olinda (PE)

A celebração da Santa Missa abriu, na noite de sexta-feira (11), o 18º Congresso Eucarístico Nacional, na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE).

Congresso Eucarístico Nacional vivencia Momento Mariano

No segundo dia do CEN, sacerdotes, leigos e leigas rezaram juntos o Terço com transmissão ao vivo pelas redes sociais e pelas emissoras de rádio e televisão de inspiração católica.

Segundo dia do CEN tem estreia do Simpósio Teológico, Momento Mariano e Vigília da Juventude

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) retoma as atividades neste sábado (12) com missa celebrada, às 8h, na capela montada no Centro de Convenções (Cecon) de Pernambuco, em Olinda (PE).

Cúria Diocesana

Rua Lira Paulista, 30
Jd. Bom Refúgio - São Paulo
05788-320

11 3584-9000


© - Diocese de Campo Limpo.
Voltar ao Topo