Skip to main content

85º Assembleia Regional

Eleita a nova Presidência do Regional Sul 1 da CNBB para o próximo quadriênio

Dom Júlio Endi Akamine, Dom Moacir Silva e Dom Frei Carlos Silva foram escolhidos, respectivamente, como Presidente, Vice-Presidente e Secretário da entidade entre os anos de 2023 e 2027.
 |  Regional Sul 1 da CNBB  |  Igreja no Brasil

Durante a tarde desta quarta-feira, dia 31 de maio, a 85ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER Sul 1) contou com um momento de oração por meio da recitação da Hora Média na Capela do Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba.

Logo após, os participantes foram divididos em dois grupos, a saber, os bispos para duas sessões reservadas, para as eleições da nova presidência do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e os padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral e os agentes dos organismos vinculados à entidade para um momento formativo assessorado pelo Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB, Pe. Pe. Marcus Barbosa Guimarães.

Na sessão reservada, foram escolhidos os Bispos Presidente, Vice-Presidente e Secretário do Regional Sul 1. Também passaram pelo processo de eleição, os membros do Conselho Fiscal, do Conselho Econômico e dos representantes para o CONSER. Após, oração, reflexão e escrutínios, a Presidência para o quadriênio 2023-2027 foi votada.

Votações

Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, será o novo Presidente do Regional Sul 1. O Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, foi eleito o Vice-Presidente. O Secretário escolhido para a Entidade nos próximos anos foi Dom Frei Carlos Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo.

WhatsApp Image 2023 06 01 at 09.43.08
Dom Julio Éndi Akamine, Arcebispo de Sorocaba, eleito presidente do Regional Sul 1. — Imagem: CNBB.

O Conselho Fiscal, composto por três bispos, ficou integrado por Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo Diocesano de Lorena, Dom José Valmor César Teixeira, Bispo Diocesano de São José dos Campos, e Dom José Negri, PIME, Bispo Diocesano de Santo Amaro. Os Bispos Diocesanos de Jundiaí e de Piracicaba, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e Dom Devair Araújo da Fonseca, ficaram como suplentes.

Como representantes do CONSER no Conselho Permanente foram eleitos titulares o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas; Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Santo André, e o Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, como suplentes.

Já o Conselho Econômico será composto por Dom Luiz Carlos Dias, Dom José Roberto Fortes Palau, e Dom Jorge Pierozan, respectivamente, bispos diocesanos de São Carlos e de Limeira, e Bispo Auxiliar de São Paulo. Depois das eleições, ocorreu a oração das Vésperas conduzida por Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu. O encerramento da Assembleia esta previsto para amanhã, dia primeiro de junho.

Para favorecer a articulação pastoral, o Regional Sul 1 é dividido em sete sub-regiões, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 (RP 1), Ribeirão Preto 2 (RP 2), Sorocaba e São Paulo. O representante da Sub-região Aparecida será Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo Diocesano de Taubaté.

Em Botucatu, foi eleito o Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, para a Sub-região pastoral. Da Sub-Região Campinas, será Dom Luiz Carlos Dias. Nas sub-regiões RP 1 e RP 2, foram escolhidos, respectivamente, Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Diocesano de Jaboticabal, e Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto.

Na Sub-região Sorocaba, o eleito foi o Bispo Diocesano de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior e, para a Sub-região São Paulo, Dom Odilo.