• Home
  • Notícias
  • Igreja no Brasil
  • Equipe de animação do sínodo no Brasil divulga síntese das escutas de 183 dioceses brasileiras para a fase continental do sínodo

Sínodo

Equipe de animação do sínodo no Brasil divulga síntese das escutas de 183 dioceses brasileiras para a fase continental do sínodo

A Equipe de Animação do Sínodo no Brasil divulgou na sexta-feira, 3 de março, a síntese da nova escuta enviada por 183 dioceses brasileiras.
 |  CNBB  |  Igreja no Brasil
Foto: Cathopic

A fim de responder ao convite do processo sinodal iniciado em 2021, as dioceses brasileiras organizaram um novo processo de escuta que prepara a realização da Fase Continental dos Sínodo dos Bispos 2021-2024 que está em curso e se encerra em março. A Equipe de Animação do Sínodo no Brasil divulgou nesta sexta-feira, 3 de março, a síntese da nova escuta enviada por 183 dioceses brasileiras.

Segundo o assessor do Setor Educação da Comissão Episcopal de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e membro da Equipe Nacional de Animação do Sínodo, padre Júlio César Resende, o entusiasmo e o comprometimento testemunhados pelas dioceses de todo o Brasil na fase diocesana verificaram-se agora também no novo convite para que cada Igreja Particular oferecesse sua contribuição à fase continental.

Ele informou que 183 novas sínteses diocesanas foram recebidas por intermédio do formulário eletrônico disponibilizado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo. “Estas sínteses expressam o rosto da Igreja no Brasil, que acolhe o processo sinodal como oportuno e fecundo momento para renovar a comunhão, efetivar uma verdadeira participação e realizar com fidelidade a missão da Igreja”, disse.

Processo no Brasil

Após a primeira fase do processo sinodal, aquela que se realizou entre outubro de 2021 e julho de 2022, a Equipe Nacional de Animação do Sínodo no Brasil reuniu todas as contribuições recebidas e produziu uma primeira síntese nacional, enviada à Secretaria Geral do Sínodo em agosto de 2022.

A partir da leitura atenta das sínteses recebidas de diferentes Conferências Episcopais, Igrejas Orientais, organismos e dicastérios, a Secretaria Geral do Sínodo elaborou o Documento para a Etapa Continental (DEC). Ela propôs que o DEC não apenas subsidiasse as reuniões continentais, mas retornasse às Igrejas Particulares para, de lá, motivasse as assembleias da segunda fase do Sínodo.

Para a assessora da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB e também membro da Equipe de Animação do Sínodo no Brasil, Mariana Venâncio, as dioceses brasileiras responderam bem a esse novo momento de escuta, motivada especialmente pelas três questões apresentadas pelo DEC. “O novo texto será entregue aos delegados brasileiros que representarão todo o Brasil na Assembleia do Cone Sul”, apontou.

Acesse aqui a síntese:


Síntese do Brasil para a Etapa Continental do Sínodo 2021-2024


Notícias Relacionadas

Atualização do clero: sinodalidade, comunicação e conversão

Neste ano, a atualização teológico-pastoral do clero de Campo Limpo trouxe três temas norteadores para a missão evangelizadora da Diocese.

O Sínodo dos Influenciadores: 67% dos católicos digitais querem mudanças

 Influenciadores católicos também participaram do processo sinodal aberto por Francisco para saber com qual Igreja os missionários digitais sonham.

Cúria Diocesana

Rua Lira Paulista, 30
Jd. Bom Refúgio - São Paulo
05788-320

11 3584-9000


© - Diocese de Campo Limpo.
Voltar ao Topo