Skip to main content

Fundo Nacional de Solidariedade

Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB presta conta dos recursos recebidos e dos projetos apoiados em 2025

O documentário mostra o processo de seleção, avaliação dos projetos, seriedade e a transparência sobre como é realizado a apoio aos projetos e a sua prestação de contas pelos membros do Conselho Gestor do FNS do Setor de Campanhas da CNBB.
 |  CNBB  |  Igreja no Brasil
CNBB

Na cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2026, realizada dia 18 de fevereiro, foi apresentado pelo secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Jean Poul Hansen, um balanço do trabalho realizado pelo Fundo Nacional de Solidariedade no apoio a projetos sociais em 2025 com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade.

Padre Jean Poul apresentou um vídeo, produzido pela Assessoria de Comunicação da CNBB, apresenta uma prestação de contas do trabalho realizado pelo Fundo Nacional de Solidariedade e dos projetos apoiados em 2025 com recursos da Coleta Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade de 2025 cujo tema foi “Fraternidade e Ecologia Integral”.

O documentário mostra o processo de seleção, avaliação dos projetos,  seriedade e a transparência sobre como é realizado a apoio aos projetos e a sua prestação de contas pelos membros do Conselho Gestor do FNS e o trabalho do Departamento Social e do Setor de Campanhas da CNBB.

Iniciativas que mudam vidas e realidades

O vídeo apresenta ainda o trabalho concreto de três dos 235 projetos apoiados no ano passado no Centro-Oeste, no Norte e no Sul do Brasil em 2025: a Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, em Alexânia (GO), o Projeto Aquisição de Filtros Renais de Reuso, em Joinville (SC) e o trabalho realizado pela Associação Meninos de Belém, de Belém (PA).

A produção do documentário foi feito de forma colaborativa. A assessoria de Comunicação da CNBB contou com a parceria na captação de imagens dos projetos do padre Leonardo Monteiro, da  Comunicação Arquidiocese de Belém (PA) e do regional Norte 2, da Rayssa Alcântara, da Pascom Belém (PA) e do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Joinville (SC).

Trata-se de uma prestação de contas à Igreja no Brasil, à sociedade e aos apoiadores das Campanhas da Fraternidade, na Coleta Nacional da Solidariedade, sobre o compromisso e a seriedade da CNBB na gestão dos recursos e no apoio à diferentes iniciativas que transformam vidas e realidades em todo país.