Skip to main content

Setor Pastoral

Articular e orientar: a missão do Setor Pastoral

O coordenador diocesano de pastoral, Padre Ezaques Tavares, conta com uma equipe de agentes dedicados, responsáveis pelo trabalho essencial de acolhimento e encaminhamento das demandas.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

O Setor Pastoral Diocesano desempenha um papel vital na orientação pastoral, estando diretamente ligado à imagem bíblica de Jesus, o Bom Pastor que cuida das ovelhas. O coordenador diocesano de pastoral, Padre Ezaques Tavares, conta com uma equipe de agentes dedicados, responsáveis pelo trabalho essencial de acolhimento e encaminhamento das demandas.

A pastoral é responsável pela animação e articulação das atividades pastorais em nível diocesano. Atenta à realidade e aos desafios da evangelização, acompanha as diferentes ações e os diversos serviços possibilitando que a ação da Igreja responda aos apelos do Povo de Deus, na Diocese, para que haja uma caminhada de evangelização marcada pela unidade, comunhão e participação, atendendo aos apelos da Igreja Universal.

Padre Ezaques Tavares continuará contando com os três colaboradores que já faziam parte da gestão anterior: Aparecido Fernandes, conhecido como Cido, Raylson Araújo e Sheyla Oliveira. Além disso, incorpora ao time o recém-ordenado diácono Arthur Carvalho Mores, que realizará o estágio pastoral no Setor Pastoral.

A Igreja, como prolongamento de Cristo ao longo do tempo e espaço, é composta por uma rede interligada de pastorais, movimentos e diversas forças de evangelização. Fazer essa ponte entre todas elas é tarefa deste importante organismo da nossa Igreja local. Pode-se afirmar que o Setor Pastoral é a expressão de todas as atividades que compõem a Diocese, e tem o papel fundamental de ajudar a discernir, orientar e ajudar nas questões práticas e teóricas que envolvem qualquer pastoral e ou movimento.

O objetivo geral da Pastoral Diocesana é a evangelização fundamentada em Jesus Cristo e impulsionada pela força do Espírito Santo. A pastoral busca ser um braço desta Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, nutrida pela Palavra de Deus e pela Eucaristia. Essa abordagem se guia pela opção evangélica preferencial pelos pobres, assumindo esta missão evangelizadora em qualquer contexto, ciente do mandato de ir ao encontro das pessoas.

Sheyla Oliveira, Secretária do Setor, destaca que a Pastoral transcende a simples estrutura burocrática; ela está intrinsecamente ligada à missão evangelizadora da Diocese. "A Pastoral está a serviço. Uma das tarefas primordiais do Setor é manter-se atualizada com as demandas da Igreja Universal e do Brasil, buscando refletir sobre como propor caminhos para implementar todas as ações na Igreja local. Todos nós, enquanto colaboradores, trabalhamos em benefício das paróquias e comunidades, engajando-nos nos eventos cotidianos da vida da Igreja".