Assembleia Diocesana de Catequese reúne coordenadores e catequistas para definir novas diretrizes e planejamento de 2025
No dia 26 de outubro, o Secretariado Diocesano de Catequese promoveu a Assembleia Diocesana de Catequese, que reuniu cerca de 130 participantes no Centro Pastoral Sagrada Família. Estiveram presentes representantes das coordenações paroquiais e de foranias das principais dimensões catequéticas: Batismo, Eucaristia, Crisma e Catecumenato.
A abertura do evento trouxe um momento de espiritualidade com a meditação do Salmo 33, “Provai e vede quão suave é o Senhor”. A reflexão foi conduzida pelo coordenador diocesano, Cleber Gois, que destacou o parágrafo 166 da exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, incentivando os catequistas a ver a recepção dos sacramentos não como um fim, mas como o início do caminho de fé do cristão em comunidade.
Durante a assembleia, houve um resgate da caminhada da catequese na diocese ao longo do ano, como a Semana Catequética, encontros de formação sobre a Carta Pastoral, a Jornada Bíblica e a Aula Magna, realizada em parceria com o Instituto de Teologia Diocesano. Também foram abordados os investimentos feitos pelo Secretariado na capacitação de lideranças foraniais, como a participação na Escola Catequética do Sul 1 e no Encontro Ampliado do Sub-Regional da CNBB.
A pauta de 2025 foi discutida em pequenos grupos por forania, onde os catequistas votaram nos temas e formatos para os encontros do próximo ano, além de levantar os principais desafios para a atualização do Diretório Diocesano de Catequese. Ao final, os votos foram apurados, mantendo o formato de votação por forania, sem participação direta da coordenação diocesana.
Um dos pontos altos foi a apresentação do esboço do novo Diretório Diocesano, estruturado com base no calendário litúrgico, que proporcionará um itinerário comum de temas e ritos para todas as etapas catequéticas. A proposta foi bem recebida, com aplausos dos presentes, e Cleber anunciou a criação de uma comissão com coordenadores foraniais e representantes das dimensões da liturgia, comunicação, família e missionários para finalizar o documento.
No encerramento, Cleber Gois e Rosana Mancini, do Secretariado Diocesano de Catequese, agradeceram a presença e o compromisso dos participantes: “Não se sintam sozinhos. Somos uma família e estaremos sempre juntos."