Skip to main content

Aula Inaugural

Aula Inaugural aborda a importância da Conversão Pastoral

O novo diretor do Instituto, o diácono Arthur Carvalho Moraes, liderou a sessão, dedicando quase duas horas ao tema central: Conversão Pastoral.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Pe. Rodrigo Antonio

Na quarta-feira, 28 de fevereiro, o Instituto Diocesano de Teologia (IDTEO) e a Coordenação Diocesana da Catequese uniram esforços para promover a aula inaugural do ano letivo de 2024. O novo diretor do Instituto, o diácono Arthur Carvalho Moraes, liderou a sessão, dedicando quase duas horas ao tema central: Conversão Pastoral.

Nos primeiros minutos da aula, o diácono Arthur introduziu o tema e ressaltou a urgência de discutir a conversão pastoral. Ele enfatizou: "Sob uma expressão que se popularizou, Ecclesia semper reformanda, a Igreja é chamada a discernir constantemente os sinais dos tempos, a fim de ser um sinal de salvação para o mundo. Uma Igreja auto-referenciada, fechada em si mesma e preocupada com a manutenção de suas estruturas, não é a Igreja enviada no dia de Pentecostes para evangelizar todos os povos".

Ao longo da apresentação, os alunos foram instigados a refletir sobre o compromisso do testemunho do Evangelho em suas realidades existenciais. A mudança de mentalidade, fundamental no processo de conversão pastoral, ressalta que todos fazem parte, antes de tudo, do povo de Deus em constante caminhada.

Cerca de 100 alunos participaram ativamente da aula inaugural, na qual o bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, esteve presente fortalecendo o compromisso da Diocese com o desenvolvimento teológico e pastoral de seus membros.