Skip to main content

Propedêutico

Casa de Formação Propedêutica está em novo endereço

A inauguração não apenas celebrou o novo espaço, mas também marcou a abertura do ano formativo.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Após dois meses de intensas obras de adaptação, a nova casa de formação propedêutica foi oficialmente inaugurada no dia 27 de fevereiro. Situada em proximidade com a Casa da Juventude e em frente ao Seminário Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Monte Alegre, Taboão da Serra, o novo local representa um novo começo para a formação dos candidatos ao seminário.

A inauguração não apenas celebrou o novo espaço, mas também marcou a abertura do ano formativo, trazendo consigo a acolhida calorosa para 10 novos seminaristas. Sob a padroeira da Sagrada Família, o seminário tem capacidade para abrigar simultaneamente 10 candidatos, oferecendo instalações modernas e acolhedoras.

A casa dispõe de uma extensa biblioteca e sala de estudos, além de sala de estar, refeitório, dois dormitórios coletivos, área de convivência e uma capela privativa. A iniciativa de mudança partiu do bispo diocesano, promovendo uma aproximação entre as casas de formação e a viabilização de ações conjuntas para aprimorar o desenvolvimento dos candidatos.

A missa inaugural, realizada na capela da Casa da Juventude, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, concelebrada por padres diocesanos e pelo bispo emérito, Dom Luiz Antônio Guedes. Na homilia, Dom Valdir destacou a importância de Jesus como guia e incentivou os propedêutas a basearem sua formação no Evangelho e no magistério da Igreja. “Existem muitos gurus na internet, tenham senso crítico ao consumirem determinados conteúdos, um só deve ser aquele em quem vocês devam se espelhar, Jesus”.

Ao agradecer aos envolvidos, Dom Valdir reconheceu a dedicação do reitor do propedêutico, padre Rodrigo Antonio da Silva, e dos reitores do Seminário Nossa Senhora Aparecida, padre Marcos Joaquim Patrício e Amauri Batista. O bispo expressou gratidão aos operários e ao Monsenhor Agnaldo de Carvalho, cujo incansável trabalho possibilitou a inauguração da nova casa de formação propedêutica já em 2024.

Padre Rodrigo Antonio da Silva, reitor do propedêutico, agradeceu a presença de todos, expressando sua gratidão ao bispo pela confiança. Ele convidou os presentes para um momento de convivência e um jantar em celebração ao novo capítulo na formação propedêutica.