Skip to main content

Clero diocesano realiza seu retiro anual

Juntamente com o bispo diocesano, padres e diáconos da Diocese se recolheram para a realização do retiro anual.

 |  Redação  |  Diocese

Juntamente com o bispo diocesano, padres e diáconos da Diocese se recolheram para a realização do retiro anual.

Dos dias 31 de julho a 3 de agosto aconteceu mais um retiro do clero diocesano de Campo Limpo. Desta vez o local escolhido para a realização dos dias de recolhimento e meditações foi a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais.

Dom Luiz Antônio Guedes, ao final da Missa de abertura do retiro, realizou as primeiras indicações ao clero, também desejando que o retiro fosse frutuoso a todos os participantes.

As meditações do retiro foram realizadas por três presbíteros: o padre Sérgio Bonassa, na vasta experiência dos seus 65 anos de ministério sacerdotal, pregou sobre o sacerdócio; padre Darci Bortolini falou sobre a importância do trabalho social a ser desenvolvido nas paróquias e relatou sua experiência ao longo dos anos. Por fim, padre Antônio Torres, no espírito do Ano Mariano, proferiu uma palestra sobre o Magnificat entoado por Nossa Senhora.

Ao final do retiro, foi retomado um costume que há algum tempo não acontecia: as secretarias paroquiais realizaram uma surpresa aos padres os homenageando por conta do ‘Dia do Padre’, comemorado no dia 4 de agosto, por conta da memória de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes. Para esta homenagem foi convidada a cantora Ana Vilela que cantou ‘Trem-Bala’, além de outras músicas de seu repertório.

De modo unanime, na avaliação geral do Retiro, os padres e diáconos participantes relataram a satisfação por perceberem que o retiro proporcionou um estreitamento nos laços e maior aproximação dos irmãos de ministério.

Certamente, após estes dias, o clero retornou às suas atividades mais fortalecido e revigorado.

 

Veja algumas imagens do Retiro