Skip to main content

IDTEO e Pastoral da Saúde

Curso Diocesano de Formação reúne agentes pastorais para aprofundar a missão da Igreja no cuidado com a saúde

A iniciativa proporcionou um espaço de estudo, reflexão e partilha sobre o cuidado integral da vida, em sintonia com o chamado da Igreja a evangelizar por meio da caridade e da promoção humana.
 |  Pe. Arthur Carvalho Moraes  |  Diocese

Durante o mês de outubro, a Diocese de Campo Limpo realizou o Curso Diocesano de Formação, com o tema “Vida, Saúde, Missão”. A iniciativa, fruto de uma parceria inédita entre o IDTEO (Instituto Diocesano de Teologia) e a Pastoral da Saúde, proporcionou um espaço de estudo, reflexão e partilha sobre o cuidado integral da vida, em sintonia com o chamado da Igreja a evangelizar por meio da caridade e da promoção humana.

O curso foi realizado às quartas-feiras do mês, em formato híbrido, com aulas presenciais no Centro Pastoral Sagrada Família e transmissão ao vivo para os agentes pastorais que preferiram acompanhar de casa. Essa modalidade ampliou a participação de fiéis de diversas paróquias (68 inscritos ao total), permitindo que o conteúdo chegasse a um público ainda maior.

Na primeira noite, em 1º de outubro, o Seminarista Giovanni Russo refletiu sobre “A espiritualidade do agente da Pastoral da Saúde”, destacando o chamado à compaixão, à esperança e ao compromisso cristão como pilares do serviço pastoral.

Na segunda noite (8 de outubro), o padre Otávio Freitas abordou questões atuais da bioética, trazendo à luz reflexões sobre a dignidade da vida humana e os desafios morais diante dos avanços da ciência e da tecnologia.

saude4

A terceira noite (15 de outubro) contou com a presença do Dr. Alberto Júnior, que tratou da saúde psicológica, abordando temas como ansiedade e depressão, tão presentes na realidade contemporânea.

Encerrando o ciclo de reflexões, na quarta noite (22 de outubro), o padre Rogério Santeri aprofundou o tema do acompanhamento espiritual e psicológico, partilhando sua experiência no serviço de capelania hospitalar e no atendimento pastoral às famílias em sofrimento.

O curso foi concluído no dia 30 de outubro, com a celebração da Eucaristia presidida pelo padre Marco Antônio Schettini e concelebrada pelo padre Arthur Carvalho, diretor do IDTEO. Na celebração, destacou-se a importância de unir fé e formação, espiritualidade e ação pastoral, como expressão viva da missão da Igreja. Após a missa, os participantes receberam seus certificados de conclusão e participaram de uma confraternização fraterna.

saude1

Padre Arthur Carvalho enfatizou a importância da parceria entre o IDTEO e a Pastoral da Saúde, destacando que a parceria é reflexo do espírito sinodal que deve marcar a vida e a missão da Igreja: “Esse curso só foi possível porque se realizou em parceria. Agradeço muito a Benícia Russo, coordenadora da Pastoral da Saúde, pela iniciativa da atividade. Quando caminhamos juntos, a Igreja se torna mais viva, mais próxima e mais capaz de cuidar integralmente da vida. O IDTEO está à disposição de todas as pastorais e movimentos da Diocese para oferecer formação aos leigos.”