Skip to main content

Mensagem do Papa Francisco reúne agentes da Pascom de forma online em tarde de estudo

Padre Tiago Barbosa, Assessor Eclesiástico da Pascom Sul 1, ‘visita de forma remota’ a Diocese de Campo Limpo em tarde de estudo sobre a Carta do Santo Padre para o 55º  Dia Mundial das Comunicações.

 |  Redação  |  Diocese

Padre Tiago Barbosa, Assessor Eclesiástico da Pascom Sul 1, ‘visita de forma remota’ a Diocese de Campo Limpo em tarde de estudo sobre a Carta do Santo Padre para o 55º  Dia Mundial das Comunicações.

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocesana das diversas paróquias em que está implantada a pastoral, participaram no último sábado, 29 de maio, de uma formação promovida pela coordenação diocesana, realizado de forma remota, pela plataforma Google Meet.

A programação começou com uma mensagem de acolhida ao padre Tiago Barbosa, Assessor Eclesiástico da Pascom no Sul 1, que agradecendo o convite para a partilha que ele iniciou em seguida, mencionou a importância de todo o empenho, oferta e dedicação dos agentes da pastoral da comunicação nestes tempos tão difíceis e ainda como motivação reforçou o convite para darem seguimento e ampliarem os serviços desenvolvidos para que Jesus chegue a todos pelas mais diversas formas de evangelização.

O encontro, que teve a finalidade principal de entender a carta do Santo Papa para o 55º dia Mundial das Comunicações, celebrada há duas semanas pela Pascom Diocesana na Catedral Sagrada Família, teve vários pontos fundamentais elencados pelo padre Tiago e corroborada pelo Assessor Diocesano da Pascom padre Rodrigo Antonio da Silva.

Mencionando a origem e trajetória do Dia Mundial das Comunicações e os documentos que, sobre ele existem, padre Tiago se aprofundou no tema enfatizando a solicitação feita pelo Papa Francisco nesta carta: “gastar a sola dos sapatos” - para desenvolver uma comunicação autêntica, capaz de dar conta da verdade das coisas e da vida concreta das pessoas.

Na sequência, a Coordenadora Diocesana da Pascom, Elaine Macedo, trouxe alguns dos tópicos discutidos e agradeceu a participação dos agentes. Após esse momento, o mediador do encontro, Vicente Silva, abriu para as perguntas dos participantes e ressaltou o aspecto central na vida de todo cristão e de qualquer trabalho pastoral: fé -‘É ela o pilar que sustenta nosso testemunho e ação evangelizadora’.

Além do tópico principal tratado na carta sobre o grande desafio que se espera de todo os cristãos - o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são – fake news, testemunhos e pedidos de formação foram ponderados pelos participantes.

Antes do encerramento foi comunicado a data do próximo encontro, que acontecerá no dia 19 de junho às 15 horas, sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) com o coordenador do regional Sul 1 John Câmara. Por fim, o padre Rodrigo reiterou os agradecimentos e a pedido do padre convidado a reunião foi encerrada com a oração que consta no final da carta escrita pelo papa e que clama para que se saiba sair de si mesmo e ir ao encontro da verdade.