Skip to main content

Ministros Extraordinários

Ministérios Extraordinários terá censo diocesano, formação e espiritualidade

A organização pastoral dos ministros terá a visita do assessor, padre Josias de Freitas, às reuniões do clero nas foranias para apresentar a proposta do Censo Diocesano.
 |  Pe. Josias Vieira Freitas  |  Diocese
Foto: Arquivo Pessoal

 Atendendo ao convite do padre Marcos Joaquim Patrício, coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Campo Limpo, desde agosto do ano passado padre Josias Vieira de Freitas assumiu o ofício de Assessor Diocesano da Dimensão Bíblico-catequética e, atrelado a isto, o desafio de organizar a Pastoral dos Ministros Extraordinários.

Censo Diocesano dos ministros extraordinários

O pontapé inicial da organização pastoral dos ministros será a visita do padre assessor às reuniões do clero nas foranias para apresentar a proposta do Censo Diocesano, através do qual se pretende conhecer com mais exatidão os números apurados de pessoas que atualmente estão exercendo os mais variados ministérios extraordinários nas 431 comunidades da nossa diocese.

Coordenação foranial de ministros extraordinários

Concomitantemente, haverá reuniões com os coordenadores paroquiais de ministros em suas próprias foranias para escuta e identificação dos anseios dos ministros extraordinários. Também, nessas reuniões será apresentado o censo diocesano (às coordenações paroquiais) e pretende-se eleger, (em cada forania) representantes dos ministros extraordinários.
Uma vez tendo ouvido o clero diocesano e as coordenações paroquiais (nas reuniões de foranias), a Comissão Diocesana de Ministérios Extraordinários (composta por padres assessores e representantes foraniais) apresentará uma agenda positiva de formação e espiritualidade para os Ministérios Extraordinários da Diocese.