Skip to main content

Formatura

Missa encerra ano letivo do Instituto de Teologia e ‘escolas’ da diocese: desafios e reconhecimentos

A celebração, presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, não apenas marcou o encerramento do ano letivo, mas também a transição do cargo na Coordenação de Pastoral Diocesana.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No último sábado, dia 9 de dezembro, a comunidade de alunos, familiares e amigos se reuniram para participar da missa de encerramento do ano letivo e formatura dos alunos do Curso de Teologia para Leigos, da Escola de Catequese e do Curso Diocesano de Espiritualidade, referentes ao ano de 2023.

A celebração, presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, não apenas marcou o encerramento do ano letivo, mas também marcou a transição do cargo na Coordenação de Pastoral Diocesana. Padre Marcos Joaquim Patrício, que assumiu a reitoria do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida há dois meses, deixou o cargo de Coordenador de Pastoral após oito anos e nove meses de dedicação. Em seu lugar, foi eleito o padre Ezaques da Silva Tavares, após consulta do bispo ao clero de todas as nove foranias.

Padres, membros do conselho do instituto de formação e outros, participaram da celebração: Rodolfo Camarotta Costa, Amauri Batista de Paula, Rodrigo Antonio da Silva, Bruno Rodrigues Toledo, Maciel de Sousa Mesquita, Marcos Joaquim Patrício, Ezaques da Silva Tavares, Sandro Ely de Oliveira, e participou o neo-diácono Arthur Carvalho Moraes.

formatura1
Dom Valdir preside a missa em ação de graças pelo encerramento do ano letivo. — Imagem: Andrea Rodrigues.

O Secretariado Diocesano de Catequese celebrou a formação básica de 51 catequistas, incluindo o padre Paulo José Ferreira Visintainer. O Instituto Dom Veremundo Tóth de Teologia para Leigos (IDTEO) formou dezoito alunos após cinco anos de intensa formação, enquanto a Escola Diocesana de Espiritualidade, gerenciada pelo COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), formou 39 pessoas em seu primeiro ano de atuação.

Na homilia, Dom Valdir destacou a importância da preparação para a chegada do Senhor, instigando a conversão e a mudança de vida. Aos formandos, incentivou o contínuo aprofundamento na fé por meio dos estudos, ressaltando que o estudo da Palavra é uma fonte constante de renovação.

Ao final da celebração, o Setor Pastoral prestou homenagens tanto ao antigo quanto ao novo Coordenador de Pastoral. Padre Marcos expressou sua gratidão pelos anos no cargo em um breve discurso. Dom Valdir anunciou que o diácono Arthur foi escolhido como Diretor do Instituto de Teologia, destacando também seu papel colaborativo no Setor Pastoral ao lado do padre Ezaques.

Antes do encerramento, Dom Valdir entregou os certificados de conclusão das formações, acompanhado pelos padres presentes, reconhecendo o esforço e a perseverança de cada aluno.

Cleber Gois, Coordenador Diocesano da Catequese, e Sheyla Leite, da Escola de Espiritualidade, agradeceram a todos pelo ano e convidaram os alunos para uma confraternização no Centro Pastoral Sagrada Família.