Dom Valdir realiza visita pastoral às paróquias Santuário Senhor Bom Jesus de Piraporinha e Maria Mãe da Igreja
A visita pastoral é sempre ocasião de encontro e proximidade do bispo com os párocos e as comunidades. Nos dias 9 e 10 de agosto, Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, esteve em mais dois territórios da forania M’Boi Mirim: o Santuário Senhor Bom Jesus de Piraporinha e a paróquia Maria Mãe da Igreja.
No sábado, 9, a visita concentrou-se no Santuário Bom Jesus de Piraporinha, que neste ano celebra 58 anos de história. Desde cedo, Dom Valdir participou de reuniões com conselhos paroquiais, encontros com pastorais específicas, visita a enfermos e à comunidade Santa Ana, além de presidir a Santa Missa à noite, em templo lotado de fiéis.

Ainda no sábado, aconteceu a Assembleia Interparoquial, reunindo conselhos pastorais das duas paróquias. Dom Valdir ouviu os participantes e refletiu sobre pontos da Carta Pastoral Tudo por causa do Evangelho, que inspira reflexões para a vida pastoral da Diocese e estimula os caminhos da comunhão, participação e missão. Também destacou o lançamento do subsídio preparatório para o 7º Plano Diocesano de Evangelização que tem o objetivo de ouvir o máximo de pessoas com uma metodologia simplificada e que considera todas as realidades da diocese. “Com olhar profético, lendo os sinais dos tempos à luz do Evangelho e buscando indicações para uma vivência fecunda de nossa fé”, salienta Dom Valdir, na mensagem de apresentação do subsídio. Os párocos Adilson Ulprist (Santuário Bom Jesus de Piraporinha), Otavio Augusto Oliveira (Maria Mãe da Igreja) e os vigários do Santuário Sérgio Roberto Faria e Danilo Rodrigues estiveram presentes, contribuindo com partilhas e propostas pastorais.

No domingo, 10, a visita prosseguiu na paróquia Maria Mãe da Igreja, acolhida com alegria pelos paroquianos. Logo cedo, crianças da catequese receberam o bispo com a oração do terço. A missa das 10h, celebrada no salão paroquial, reuniu numeroso público.
Na homilia, Dom Valdir refletiu sobre a liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum, sublinhando o convite do Evangelho à vigilância: “A fé sempre aponta para o futuro e não deixa a pessoa acomodar-se no presente e no individualismo”.
À tarde, o bispo visitou as comunidades Nossa Senhora da Misericórdia e Nossa Senhora de Fátima, além de encontrar-se com enfermos do território paroquial.
Logo ao assumir o ministério episcopal, Dom Valdir escolheu começar as visitas pastorais pelas comunidades mais distantes do centro diocesano. Na forania M’Boi Mirim, ainda faltam duas paróquias a serem visitadas: Santo Eugênio de Mazenod e Santo Antônio de Santana Galvão, com agendas previstas para outubro.