Skip to main content

Bodas de Prata

Padre José Hercílio celebra bodas de prata de sua ordenação sacerdotal

Em clima de muita alegria, padre José Hercílio celebra 25 anos de ordenação sacerdotal ao lado de amigos e familiares.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Na quarta-feira, 08 de março, no salão paroquial ao lado da Paróquia Maria Mãe da Igreja, às 19h30, aconteceu uma Missa Festiva, em comemoração aos 25 anos de ordenação sacerdotal do Padre José Hercílio Pessoa de Oliveira.

Em um clima de muita alegria, a participação de fiéis foi bastante significativa. Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, presidiu a missa que contou com a participação de um bom número de padres, muitos da forania M’Boi Mirim, mas também, de outras foranias da diocese. Participaram também rapazes em formação do Seminário Nossa Senhora Aparecida.

Dom Valdir, de maneira riquíssima em sua homilia, destacou a maturidade que 25 anos de sacerdócio proporciona e assinalou a importância da união dos padres com Deus, com o presbitério e com o povo. “Vocação é graça para uma missão. Padre Hercílio foi chamado por graça e está nesta paróquia há 25 anos, estamos aqui hoje e queremos, olhando para o futuro, estar unido a ele. Nesta caminhada para o futuro eu destacaria três coisas importantes para ter sempre em mente: Primeiro: Crescer na comunhão. Que você possa ser um homem de comunhão com Deus. A Igreja precisa de padres que não criam divisão, mas comunhão, seja na comunidade, seja no presbitério, seja um homem de comunicação, pela comunicação a gente cria comunhão. Depois, comunhão com o presbitério. Trabalhar junto com os padres, se sentir irmão, se livrar de tudo aquilo que divide e saber viver a unidade nas diferenças, na diversidade. Por fim, comunhão com o povo, ser de fato o bom pastor, um padre com cheiro de ovelha, principalmente com os mais sofridos”.

No final da celebração, padre Hercílio recebeu presentes da comunidade e muitos cumprimentos de centenas de amigos, de seus familiares e tantos outros que participaram. Um jantar foi servido na rua em frente à comunidade, com banda de música ao vivo e muita animação.

padre hercilio10
Dom Valdir, em homilia, felicita padre José Hercílio. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Dia Internacional das Mulheres

Ordenado no dia 8 de março, dia em que mais de 100 países celebram o Dia Internacional da Mulher, a comunidade fez questão de lembrar a data em um momento de pós-comunhão. Mulheres da comunidade representaram a santa de devoção do padre Hercílio, Santa Rita, e outras tantas mulheres que fizeram e fazem parte da sua história e são inspiração para ele e para todos.

Padre Hercílio

Padre Hercílio é conhecido e admirado nas redondezas da forania M’Boi Mirim, aos 50 anos, celebra com gratidão a Deus seu ministério sacerdotal que nasceu em Nova Andradina quando entrou no grupo de jovens e “se apaixonou pela causa”, como ele mesmo diz.

14º filho de um total de 16 irmãos, nordestino, natural da Paraíba, tem um semblante sereno, por vezes tímido e sorriso fácil. Ingressou no seminário, depois de participar de encontros vocacionais. Foi um trabalhador assalariado, com apenas 16 anos, trabalhando de dia e estududando a noite, o que o faz entender e conviver em igualdade com a juventude da paróquia.

Estudou filosofa na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, longe de casa, aguentou a saudade pelas boas amizades e convivência. Morou em Campo Grande por dois anos e lá participou como estudante e seminarista de várias lutas de movimentos sociais diversos, sempre esteve envolvido em causas assistenciais.

Já em São Paulo, estudou Teologia em Mogi das Cruzes, onde coordenou a Pastoral Juvenil por três anos organizado vários eventos, entre eles, a Semana da Cidadania, uma semana inteira debatendo os problemas que afligiam as pessoas nas comunidades periféricas. Em 1997, concluiu as etapas da formação religiosa, morava na Vila Remo, zona Sul de São Paulo, região pertencente à Diocese de Campo Limpo.  Em 08 de março de 1998, foi ordenado sacerdote e designado para trabalhar na paróquia Maria Mãe da Igreja, onde está até os dias de hoje.

Na paróquia onde deu seus primeiros passos, continua se reinventando e é descrito por muitos como incansável trabalhador. Sentiu necessidade de aprender mais com o intuito de ajudar ‘seu povo’. Cursou Psicologia, Gestão estratégica de pessoas, Mestrado e Doutorado. Em sua veia sempre o desejo de justiça social. Preside hoje a Cáritas Campo Limpo, depois de coordenar por dois mandatos a região M’Boi Mirim na assessoria de diversas pastorais.