Skip to main content

Semana Teológica

Paróquia Santa Rita promove 1ª Semana Teológica Mariana

Para a Igreja Católica, dogma é uma verdade de fé revelada por Deus. Para disseminar amplamente o que pede a Santa Igreja a Paróquia Santa Rita de Cássia realizou a sua primeira Semana Teológica Mariana.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias
Foto: Arquivo Pessoal

A Paróquia Santa Rita de Cássia, forania São José, realizou entre os dias 17 a 21 de outubro, sua primeira Semana Teológica Mariana, organizada por um grupo de estudos bíblicos paroquial e apoiada pelo pároco Marcelo Souza Almeida, com o tema central: Os Dogmas Marianos e a devoção popular,  destinado ao público em geral.  

Centro de toda a reflexão, os dogmas marianos foram apresentados ao longo das noites da Semana Teológica:  Maternidade Divina,  Virgindade Perpétua,  Imaculada Conceição e Assunção de Maria. Luciana Conceição, graduanda em teologia pela PUC São Paulo e consultora em Mariologia, falou sobre a devoção popular, as orações do Rosário e o Ofício da Imaculada.

Cada aula inspirou os participantes no aprofundamento dos dogmas relacionados à Maria, tanto em seu conteúdo, como também em seu significado na vida cristã.

Definidos pelo magistério da Igreja de maneira clara e definitiva, os dogmas são verdades de fé contidas na Bíblia e presentes na Tradição. Para o professor Huanderson Leite: “é importante estudarmos a doutrina da Igreja Católica".

Os dogmas têm grande importância pois ajudam os cristãos a se manterem fiéis na fé professada pela Igreja. Para um dos formadores, Dom Paulo de Souza Silva, OSB, os dogmas marianos manifestam a importância que a Igreja dá a Maria, além de estarem profundamente ligados à pessoa de Cristo. Daí a necessidade de estudar Mariologia como aprofundamento da fé.