Paróquia Santo Eugênio de Mazenod realiza 1ª Semana da Comunicação

A partir do aprofundamento da Carta do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações e norteados pelos documentos que orientam a atuação da Pastoral da Comunicação (Pascom), os agentes paroquiais vivenciaram momentos celebrativos, formativos e de integração.
A partir desta perspectiva, a agenda de atividades proposta foi construída com a intenção de movimentar as comunidades e aproximar as forças pastorais a fim de favorecer o diálogo e a comunhão, oferecendo também capacitação na área da comunicação aberta a todos os paroquianos.
Com o apoio de um grupo bem plural de assessores, ao longo de oito dias, foram realizadas 16 atividades que totalizaram mais de 24h de programação, que contemplaram as sete comunidades pertencentes à paróquia.

“Apesar da complexidade logística, peregrinar por todas as comunidades favoreceu a participação de um número maior de pessoas e motivou os paroquianos a visitarem comunidades que ainda não conhecem, favorecendo a integração comunitária” - afirmou a coordenadora da Pascom da Santo Eugênio, Núbia Nascimento.
Diversificar os formatos das atividades também foi uma preocupação. Além das celebrações Eucarísticas, a programação contou também com a realização da Hora Santa, formações que ligaram o tema da comunicação à liturgia, discipulado, acolhida, missionariedade entre outros. Aconteceram também oficinas, momentos de cafés dinamizados para favorecer a partilha e os ‘Cine Pipoca’. “Originalmente as sessões de filmes não faziam parte da programação. A inclusão foi feita em atenção às crianças e jovens. Para cada realidade foi escolhida uma produção e os temas foram aprofundados através de uma roda de conversa e dinâmicas com o apoio de uma catequista que também é agente da Pascom e de duas psicólogas que também realizam projeto na paróquia. Contar com essa assessoria especializada foi muito valiosa para que os pais e responsáveis das crianças também tivessem um momento próprio para ouvir e para falar”, explicou Núbia.
Ao final de cada encontro, diferentes grupos, movimentos e pastorais foram convidados a partilhar suas atividades e reforçar o convite para a participação. Entre crianças, jovens e adultos mais de 150 pessoas foram alcançadas através das atividades.

Na I Semana da Comunicação a Pascom Santo Eugênio lançou mais um canal de comunicação, um perfil no instagram ‘@amigosdeeugenio’ e celebrou a renovação do compromisso dos três agentes pastorais e a investidura da quarta integrante que já algum tempo caminha junto à pastoral como voluntária.
“Como agentes pastorais, nossa atuação vai muito além de cuidar dos perfis online, tirar fotos dos eventos ou criar artes para a divulgação das atividades da paróquia. Foi uma oportunidade de apresentar a integralidade do nosso caminho pastoral. Desejamos que isso possa atrair e motivar outras pessoas a se aproximarem.” - comentou a coordenadora da Pascom, que ainda recorda: “Santo Eugênio de Mazenod afirmava que para novas necessidades é preciso encontrar novos meios! Pós-pandemia, estamos enfrentando diferentes desafios. É importante que busquemos novas formas de animar e aproximar as pessoas”.
Acompanhe alguns dos comentários e testemunhos dos participantes:
“A semana da comunicação promovida pela Pascom foi muito proveitosa e necessária, abordando temas pertinentes para o nosso crescimento. Foi uma excelente oportunidade participar do bate papo sobre liturgia e comunicação, discípulos e Missionários na era da comunicação, haters: fatos e fakes, temas tão presentes no nosso dia a dia. E também não deixaram de fora as crianças e adolescentes, promovendo um cine pipoca com bate papo” - Graça Moraes - Voluntária
“Participar da semana da comunicação foi uma experiência muito enriquecedora. Nela eu pude mais uma vez confirmar que Deus é comunicação, Ele sempre quer se comunicar conosco. Pois Ele é Boa Nova, nos comunicamos com Ele por meio dos irmãos.” Pe. Carlos Lucena, OMI (Vigário Paroquial)
“Sobre a semana da comunicação, o que mais me chamou a atenção foi a frase do palestrante Raylson "não jogue pérolas aos porcos". Me fez refletir sobre a minha comunicação com meu pai que já é idoso. Vou me lembrar dessa frase toda vez que ele se exaltar e tentarei resolver a situação sem gerar muito conflito.” Testemunho anônimo.
“Agradeço a Deus pela Semana da Comunicação, em cada detalhe dava para perceber que tudo foi preparado com muito carinho. É muito bom ter uma pastoral da Comunicação na nossa paróquia” Testemunho anônimo.
“Esta semana foi uma das melhores que já tive em toda a minha vida. Não consegui participar todos os dias, mas os dias que participei foi uma experiência bem bacana. Só em sair da minha comunidade e ir conhecer um pouco das outras. Lindo! Deus abençoe cada um de vocês”. Lurdinha (Participante)
“O que eu mais gostei foi da disponibilidade das pessoas, todos os dias a gente sempre via gente diferente, religiosas, jovens, padre: as palestras foram maravilhosas” Maria Fontes (Participante)