Skip to main content

Festa do Padroeiro

São Mateus fiel a Cristo e exemplo para nós

A Paróquia São Mateus realizou um tríduo em preparação ao santo padroeiro a Solenidade de São Mateus foi presidida pelo pároco José Marcos dos Santos Filho.
 |  Pascom Paroquial  |  Paróquias
Foto: Pascom Paroquial

A Paróquia São Mateus, forania Morumbi, realizou um tríduo em preparação ao santo padroeiro, e no dia 21 celebrou a Solenidade de São Mateus com missa presidida pelo pároco José Marcos dos Santos Filho.

O tríduo teve como tema ‘O acolhimento de Jesus feito por Mateus em sua casa’;  deram suas contribuições os padres Francisco de Oliveira Viana, Paulo Cordeiro e Antônio César Torres, com verdadeiras catequeses sobre o apóstolo que foi o primeiro  a escrever evangelho da Bíblia e nunca deixou de espalhar as palavras de Jesus Cristo para converter os corações.

Antes de seguir Jesus Cristo São Mateus foi um homem muito rico que exercia a função de cobrador de impostos. São Mateus abandonou a sua vida de abundância, além do cargo de coletor de impostos, quando Cristo passou por ele e disse "segue-me".

Na celebração da festa, durante a homilia, padre José Marcos lembrou os fiéis que “São Mateus, significa dom de Deus” e que ele foi um apóstolo que não pestanejou em seguir e ser fiel a Cristo e exortou: “sejamos fiéis a Cristo e a exemplo do nosso padroeiro, não nos cansemos de ser evangelizadores onde e como estivermos”.

Santo Fiel

São Clemente descreve São Mateus como um santo de penitência e mortificações, que se alimentava de ervas, frutas e raízes e sofreu maus tratos e foi hostilizado na Arábia e na Pérsia. Teve os olhos arrancados e foi colocado na prisão onde aguardou sua execução. Na prisão, onde estava acorrentado, recebeu o milagre divino da restituição dos seus olhos e da sua libertação. Alcançou a Etiópia, onde pregou a doutrina cristã pela última vez. Foi repelido e encontrou forte oposição dos guias religiosos pagãos etíopes. Logo em seguida foi martirizado.