Skip to main content

São João Paulo II é o padroeiro escolhido para a 106ª paróquia da Diocese

A comunidade católica do Horto do Ipê comemorou com grande festa, no último dia 22, a criação da primeira paróquia dentro do Condomínio. Esta é a 106ª paróquia da Diocese e primeira dedicada a São João Paulo II.

 |  Redação  |  Diocese
Adriano Menezes e Marcus Simi

A comunidade católica do Horto do Ipê comemorou com grande festa, no último dia 22, a criação da primeira paróquia dentro do Condomínio. Esta é a 106ª paróquia da Diocese e primeira dedicada a São João Paulo II.

No dia em que a Igreja celebrou a memória litúrgica de São João Paulo II, a Diocese de Campo Limpo, ganhou sua 106ª paróquia. A Unidade Pastoral, denominada Horto do Ipê, foi constituída Paróquia São João Paulo II por ata de criação e instalação assinada pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, presidente da celebração, com data de 22 de outubro, a nova paróquia está dentro da Forania Campo Limpo.

Na mesma celebração foi empossado como primeiro pároco, o Coordenador de Pastoral e já administrador da anteriormente Unidade Pastoral, Padre Marcos Joaquim Patrício, que em nenhum momento escondeu sua emoção: “Hoje é um dia de festa e motivo de grande alegria, aos poucos a comunidade foi entendendo o trabalho evangelizador que é preciso ser feito também aqui, nesta porção do povo de Deus e assumiu junto comigo o compromisso de levar o Evangelho nas ações sociais sim, mas também no acolhimento e na Palavra, me sinto feliz e honrado em faze parte desta história”.

Mais uma vez a tecnologia ajudou neste tempo pandêmico. Por conta do isolamento social e para que mais pessoas tivessem acesso à celebração eucarística sem correr riscos, toda a cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da diocese e da paróquia. A celebração do novo pároco respeitou a taxa de ocupação imposta pelo município e as medidas preventivas como: o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos. Uma dezena de padres participou concelebrando e todos foram presenteados com uma linda casula com a imagem do santo padroeiro.

Logo no inicio, padre Marcos Joaquim Patrício, fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, assinando em seguida, o documento, devolvido à Cúria Diocesana. Agradeceu o empenho da comunidade, aos presentes e enfatizou a presença do Pastor Edgar, da Igreja Batista, vizinha a nova paróquia e com quem tem uma relação de amizade e respeito. O sacerdote recebeu ainda, das mãos de Dom Luiz, a estola, a casula e o livro dos evangelhos.

Antes do ato penitencial e após a leitura do decreto de instalação e da provisão do primeiro pároco, proferida pelo padre Rodrigo Antonio da Silva, Dom Luiz Antônio Guedes declarou instalada a paróquia e empossado o pároco, enfatizando a função do pároco e sua importância para a comunidade paroquial, arrancando da comunidade uma grande e calorosa salva de palmas.

No encerramento da celebração o pároco convidou todos para cantarem o hino a São João Paulo II, composto por um membro da comunidade, Sr. Diniz, que repetindo o refrão, contagiou todos os presentes: “São João Paulo II, nosso querido padroeiro, trás ao Horto inteiro vossa benção óh mensageiro!”

Diocese

Ao longo de sua história, a Diocese ganhou novos contornos com a criação de novas paróquias. Ao ser criada, em 1989, contava com 24 paróquias. Hoje são 106 paróquias divididas em nove foranias. Cada uma é composta por um grupo de paróquias e coordenada por um sacerdote de uma das paróquias pertencentes àquela região.