Skip to main content

Saúde alimentar e gestão profissional são temas do 40º EDIOS

Pela primeira vez acontece também encontro das cozinheiras paroquiais.

 |  Elizabeth Aída Petersen Batista  |  Diocese

Pela primeira vez acontece também encontro das cozinheiras paroquiais.

Na quarta-feira, 26/04/17, aconteceu o 40º EDIOS – Encontro de Secretária(o)s e Atendentes Paroquiais dedicado à Formação, e também o 1º Encontro Diocesano de Capacitação para Cozinheiras das Residências Paroquiais, que contou com a nutricionista funcional, Dra. Gisela Savioli, responsável pela alimentação do Papa Bento XVI e sua comitiva, quando da ocasião da V Conferência do Episcopado Latinoamericano e caribenho, em Aparecida, bem como com sua assistente, Dra. Caroline Savioli, que  abordaram o tema central da manhã: “Desafio do bem: 30 dias”, título do livro de autoria da Dra. Gisela, enfatizando o que podemos fazer para inserir uma alimentação saudável a fim de potencializar o nosso cotidiano.

A exposição feita pela Dra. Gisela foi muito esclarecedora e interessante, através de slides e de seu conhecimento partilhado nessa importante área de manutenção do bem-estar e também de cura através da alimentação adequada. Dra. Gisela convidou a TV Canção Nova que esteve presente em nosso encontro, fazendo várias tomadas durante o encontro que serão veiculadas no programa Mais Saúde.

 Por conta desse tema, até mesmo a alimentação oferecida no dia, café da manhã, almoço e coffee-breaks, incluindo um fruit-break, seguiram as orientações das nutricionistas, a fim de que os participantes pudessem perceber como é possível alimentar-se adequadamente e de maneira favorável à sua saúde. Participaram 102 pessoas, sendo 88 secretária(o)s e atendentes paroquiais e 16 cozinheiras, das Paróquias da Diocese de Campo Limpo, nesse encontro destinado à formação, que tem por tradição tratar de um tema para crescimento pessoal e consequentemente também profissional, mas também um período do dia sobre temas voltados ao atendimento da secretaria paroquial.

 Por se tratar de um tema que versa sobre a saúde alimentar de cada um, Pe. Marcos Joaquim Patrício, Coordenador Geral da Pastoral, sugeriu que o encontro fosse também aberto às cozinheiras das residências paroquiais, pois da boa alimentação depende a saúde de nossos sacerdotes a fim de poderem atender bem ao povo que lhe solicita. As cozinheiras reuniram-se no período da tarde com a Dra. Caroline Savioli, que tratou especificamente com elas, sobre o cuidado no manuseio e preparo dos alimentos. Dra. Gisela também se fez presente nessa parte específica voltada às cozinheiras, que ficaram muito satisfeitas com sua presença e importantes orientações e dicas para seu cotidiano. Para encerrar a tarde de capacitação às cozinheiras, Pe. Cesar Silva Rossi, assessor diocesano da Ação Evangelizadora das Associações, Movimentos e Novas comunidade falou sobre “Maria, inspiração para o serviço amoroso no cuidado ao lar”, agradecendo-as como sacerdote pelo cuidado e carinho que elas têm pelos padres, que é muito importante para o bem-estar deles, orientando que todo esse serviço amoroso seja feito também através da intercessão orante a Deus por cada um deles.

 O período da tarde às secretárias e secretários e atendentes paroquiais tratou de temas importantes para a secretaria paroquial, a saber: Pe. André Dimas Nogueira Dieguez, Chanceler do Bispado e Vigário Judicial Adjunto da Câmara Eclesiástica da Diocese de Campo Limpo, orientou sobre as causas de nulidades matrimoniais, passando as orientações necessárias para o atendimento paroquial; em seguida, foi dado um retorno pelas secretárias que participaram do 2º CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais, sobre esse evento realizado no período de 21 a 24 de março de 2017 em Aparecida, e três dos temas lá abordados foram repassados pelas secretárias participantes, que gentilmente colaboraram partilhando parte do importante conteúdo lá recebido, a saber: - Retorno sobre o 2º CONASPAR pelas secretárias: Camila Perrucini Costa Garcia e Neidiná Algaves, da Par. São Judas Tadeu – Forania Campo Limpo; - Autogestão do ambiente profissional e missionário da secretaria paroquial pela secretária Angélica Caselatto de Jesus, da Par. Cristo Libertador – Forania M’Boi Mirim; e – Maria como modelo para a secretaria paroquial, por Marli Navarro da Par. Maria Mãe da Igreja – Forania M’Boi Mirim, que encerrou o encontro com um forte momento de espiritualidade mariana e também testemunho próprio no atendimento ao público. A todas elas agradecemos imensamente pela preciosa ajuda!

 Uma oficina com tema geral: “Gentileza no trabalho: secretários sempre motivados”, foi feita pelos próprios participantes que, divididos em quatro grupos, teatralizaram quatro subtemas: 1 – Como não acolher as pessoas na secretaria paroquial; 2 – Como acolher bem as pessoas na secretaria paroquial (telefone e pessoalmente); 3 – Como acolher mesmo dizendo não (relacionado também a normas e prazos, pessoas insistentes etc.) e  4 – Domínio e transmissão da informação: um fardo ou um testemunho de comunhão, levando todos a uma reflexão dos desafios cotidianos no atendimento feito na secretaria paroquial e como superá-los com profissionalismo e postura de evangelizadores.

 O encontro teve um toque muito especial pois contou com a participação ativa e alegre de uma comissão diocesana de secretária(o)s e atendentes paroquiais, sob o incentivo do Pe. Marcos Joaquim Patrício, que atuaram de maneira eficaz, voluntariamente, colaborando com os contatos e várias partes do evento. Dessa comissão fazem parte de 1 a 2 secretários paroquiais de cada Forania - um(a) representante e um(a) vice-representante (vide tabela abaixo), e a equipe do setor pastoral, sob o acompanhamento do Padre Coordenador Geral da Pastoral, Pe. Marcos Joaquim Patrício e também do Padre Assessor da Área de Ação Evangelizadora do Laicato, à qual essa comissão pertence, Pe. Rodolfo Marinho de Sousa.

 Por se tratar do Ano Nacional Mariano, a comissão preparou um momento lindo para a oração inicial, com velas que foram acesas e depois com a entrada solene da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida cujo manto estendia-se por todos os participantes, e encerrou-se também com um momento mariano, após a palestra e momento de espiritualidade feito pela Marli Navarro.

 A Comissão Diocesana de Secretária(o)s e Atendentes Paroquiais agradece a adesão e participação de todos que fizeram desse momento ocasião de fraternidade e reflexo da comunhão com nossa igreja diocesana e convida para o próximo encontro, de confraternização, que já está pré-agendado (dia 25/10/17 ou 08/11/17, aguardando confirmação do local solicitado), o 41º EDIOS.

 

Comissão Diocesana de Secretária(o)s e Atendentes Paroquiais
pertencente à Área de Ação Evangelizadora do Laicato

Forania – Região Episcopal

Nome

Paróquia

CAMPO LIMPO – RE 1

Representante:

Maria de Fátima Rodrigues

Sagrado Coração de Jesus

Vice-representante:

Flávia Dourado da Silva

Senhor dos Passos e N. Sra. das Dores

SÃO JOSÉ – CR – RE 1

Gustavo Barbosa Costa Silva

São Bento

SÃO LUIZ – CR – RE 1

Clélia Maria Ambrósio

Divino Espírito Santo

EMBU DAS ARTES – RE 2

Representante:

Naiara Soares Andrade Fernandes

Todos os Santos

Vice-representante:

Angélica de Souza Ferreira

São Judas Tadeu e Santa Clara

ITAP. DA SERRA – RE 2

Tathiane Alves dos Santos Soares

N. Senhora das Dores

M’BOI MIRIM – RE 3

Flademir Nardeli

Par. Sto. Eugênio de Mazenod

MIRIM-GUAÇU – RE 3

Regina Aparecida Vianna

Par. Santíssima Trindade

MORUMBI – RE 4

Maria dos Anjos Holanda Dantas

Par. Santa Suzana

Lucinalva Leonel Barreto

Par. N. Sra. do Paraíso

TABOÃO DA SERRA – RE 4

Luzinete Martins Gonçalves

Par. N. Sra. Aparecida