Skip to main content

Mãe Peregrina

Tarde de Espiritualidade reúne missionários da Campanha Mãe Peregrina de Schoenstatt

400 missionários da equipe da Campanha da Mãe Peregrina se reuniram para uma tarde de espiritualidade e reflexão sobre o apostolado.
 |  Vanderlei Santos  |  Diocese

No dia 27 de maio, véspera da solenidade de Pentecostes, a equipe diocesana da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt organizou uma tarde de formação e espiritualidade com o tema: “Nos passos de Pozzobom, com Maria no Cenáculo!”

Cerca de 400 missionários e coordenadores das inúmeras paróquias de todas as foranias de nossa diocese se reuniram e refletiram sobre a sua missão e vocação à luz do exemplo do diácono João Pozzobom, que iniciou a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, há 73 anos em Santa Maria no Rio Grande do Sul.

Com os corações ardentes e pés a caminho, fora resgatados os passos que movem os missionários e houve espaço para refletir quais passos mais são precisos para avançar no apostolado e evangelização.

A acolhida teve início às 13h30 aos coordenadores e missionários que chegavam ao Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Capão Redondo, trazendo seus passos (capital de graça que simboliza as famílias), seguido de uma dinâmica de entrega deste capital de graça a Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, simbolizando as necessidades das famílias que recebem a visita da Mãe Rainha em seus lares.

Irmã Marcia Maria Gusmão, Assessora da Campanha na grande São Paulo, conduziu o tema “Nos passos de Pozzobom, desperta que agora é tempo!”, exortando sobre a importância de dar continuidade, não perder o ardor apostólico, vencer o medo, o comodismo, para ser uma Igreja em saída, ajudando na evangelização nas paróquias, assim como foi João Pozzobom, e reforçou a importância da realização dos estudos deste ano junto às famílias que recebem a visita da Mãe Peregrina.

Após um intervalo e momento de partilha Ágape, aconteceu uma experiência de cenáculo e louvor. Padre Paulo José Ferreira Visintainer, pároco na Paróquia Sagrado Coração, forania Campo Limpo, conduziu o momento de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, ressaltando a importância de continuar firme o apostolado e de confiar para se colocar a caminho. O momento foi finalizando com a benção do Santíssimo Sacramento.

Os participantes receberam uma recordação deste dia e a oração da Confiança, escrita pelo padre Jose Kentenich, fundador do movimento apostólico de Schoenstatt enquanto estava preso no campo de concentração na Alemanha.

Participantes do momento classificaram à tarde de espiritualidade como necessária e revigorante: “Eu e as missionárias da paróquia voltamos muito animadas, tocadas empolgadas! Foi uma verdadeira injeção de ânimo para todos nós”. Lourdes – Paróquia Jesus de Nazaré, forania Itapecerica. “Foi uma oportunidade de fortalecer ainda mais no movimento .” Rita – Paróquia Cristo Libertador, forania M’boi Mirim.