Skip to main content

Posses paroquiais

Três padres assumem novos ofícios em paróquias no mês de Julho

Duas paróquias tiveram a posse de novos párocos no mês de julho; padre Wesley Michel da Cruz assumiu a administração da paróquia Santa Rosa de Lima, um ano e um mês após sua ordenação.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Natália Rodrigues

No início do mês de julho, o bispo diocesano Dom Luiz Antônio Guedes realizou a transferência de dois párocos e nomeou um administrador paroquial nas Foranias Morumbi e São Luiz. 

No dia 01 de julho aconteceu a posse canônica do padre Edalto Pereira dos Santos, que assumiu a paróquia São José, em Paraisópolis, forania Morumbi. Padre Edalto assume o lugar do padre Luciano Borges Basílio que esteve à frente da paróquia por quase 15 anos. A posse canônica foi dada pelo vigário episcopal da Região 4, padre Manoel Corrêa Viana Neto.

A transferência de padres é sempre uma missão exigente: requer oração, reflexão, ponderações, caridade pastoral e muita compreensão e disponibilidade dos padres e das comunidades.

Santa Rosa de Lima

No dia seguinte, 02, foi apresentado o novo administrador da paróquia Santa Rosa de Lima, forania São Luiz, o padre Wesley Michel da Cruz, ordenado há um ano. A celebração de apresentação do padre Wesley aconteceu às 19h no Rincão São Miguel Arcanjo e foi presidida pelo vigário episcopal da Região I, monsenhor João Batista de Carvalho, e concelebrada por seis padres: Edalto Pereira dos Santos, Laerte Soares Rosa, Eudes Hoshino dos Santos, Bruno Toledo Rodrigues, Lidionor Sampaio Lisboa e o padre cerimoniário Lúcio Alves.

Após a leitura da provisão de nomeação como Administrador Paroquial, todos os padres presentes assinaram o documento e a celebração transcorreu como de costume. Ao final, a comunidade manifestou seu desejo de bem acolher o padre Wesley entregando alguns presentes de boas-vindas. 

Padre Wesley ainda manifestou em um pequeno trecho de seu primeiro discurso como administrador paroquial seu propósito de assumir os desafios da paróquia e ser servidor do povo a ele confiado: ”O trabalho realizado aqui, será de fato conduzido pelo próprio Espírito Santo, portanto, conto de fato com cada um de vocês na consciência de que não são o meu povo, mas sou o seu servidor”.

São Luiz Gonzaga

As transferências são oportunidade de renovação para os sacerdotes e para as comunidades paroquiais, exigindo por vezes um espírito de sacrifício e obediência, e assim, no dia 03 de julho, às 10h, a paróquia São Luiz Gonzaga, forania São Luiz, recebeu o novo pároco, padre Luciano Borges Basílio, que assumiu a paróquia e os cuidados com padre Edmundo da Mata, que no dia da posse, estava internado já há duas semanas. Padre Edmundo passou mais de 50 anos na paróquia e apenas uma semana depois da posse fez a sua Páscoa.  

A posse foi dada pelo vigário episcopal da Região 1 Monsenhor João Batista de Carvalho, e muitos membros da paróquia São José compareceram à cerimônia. O rito de posse teve início com a leitura do decreto de nomeação. Após assinar o decreto, o novo pároco recebeu o Livro dos Evangelhos, como indicativo de sua missão de anunciar a Palavra de Deus a todas.

Na homilia, monsenhor João Batista ensinou que: “O objetivo é, sempre, atender ao compromisso que a Igreja tem de evangelizar e isso acontece, especialmente, através do trabalho nas paróquias”. 

O vigário episcopal também falou aos fiéis: “Todos somos gratos pelos serviços prestados nesta paróquia, neste bairro pelo padre Edmundo da Mata, sem dúvidas uma grande referência. Acolham o padre Luciano e façam, vocês unidos a ele, mais um lindo capítulo na história da paróquia São Luiz Gonzaga”.

A celebração também ficou marcada pelo ritual em que o monsenhor João entregou solenemente também a chave da Igreja, a chave do Sacrário, os instrumentos para o batismo e a estola roxa. De posse da chave, o novo pároco se dirigiu até o local onde está o Sacrário e, emocionado, fez sua oração a Deus.

Ao final da celebração, padre Luciano reforçou o pedido ao povo de Deus para caminharem juntos e agradeceu a oportunidade de estar próximo e poder cuidar do padre Edmundo, compromisso que, ainda que por pouco tempo, cumpriu com zelo e amor.

 


Notícias Relacionadas

Sete membros do clero diocesano receberam posse canônica como pároco para as paróquias que já administravam. A Paróquia Santos Mártires, depois de se despedir do Padre Jaime e Eduardo, recebeu no dia 07, o Monsenhor Parede como seu novo pároco.
Após o anúncio das transferências e nomeações feitas no começo de outubro, Dom Luiz Antônio Guedes, empossou e apresentou três padres em paróquias das foranias Campo Limpo e Taboão da Serra com belíssimas celebrações. A paróquia Santa Cruz, forania Campo Limpo, foi quem primeiro acolheu o novo pá...