Skip to main content

Uma juventude dedicada à Igreja: Beth inicia uma nova etapa em sua história

Tendo se dedicado por 23 anos e 9 meses no serviço à Diocese de Campo Limpo, a nossa querida Elizabeth Aída Petersen Batista, conhecida por todos como ‘Beth’, parte agora para um novo capítulo em sua história.

 |  Pe. Marcos Joaquim Patrício  |  Diocese
Funcionários e colaboradores da Cúria Diocesana se despedem da Beth

Tendo se dedicado por 23 anos e 9 meses no serviço à Diocese de Campo Limpo, a nossa querida Elizabeth Aída Petersen Batista, conhecida por todos como ‘Beth’, parte agora para um novo capítulo em sua história.

Ao longo deste período é vasta a sua colaboração em diversos trabalhos de grande relevância: atuou na Pastoral da Comunicação; na Juventude,  trazendo o movimento T.L.C. para a diocese; participou da Comissão Diocesana para o Ensino Social Cristão; acompanhou a Pastoral dos Namorados, a Comissão em Defesa da Vida e da Família.

Contudo, seu maior e grande encargo ao longo destes anos foi, próxima aos bispos e padres assessores, exercer o cargo de secretária pastoral e, por um período, secretária episcopal. Desta forma, Beth colaborou com o planejamento, assessoria e organização de diversos trabalhos pastorais de nossa diocese ao longo destes anos.

Sem dúvidas, uma parte da história desta diocese foi escrita com grande colaboração e empenha desta cristã dedicada que, acolhida aos 18 anos de idade por Dom Emílio, desde então colocou seus dons em função da evangelização. Em 2008, ao assumir a Diocese de Campo Limpo Dom Luiz Antônio Guedes, atual bispo diocesano, a confirmou em seu cargo e até 30 de junho deste ano, permaneceu como secretaria pastoral.

Numa singela mensagem de despedida deixada ao clero e a todos que acompanharam seu trabalho, Beth relata “Dediquei minha juventude a essa Igreja que amo tanto e não me arrependo”.  Para todos os que tiveram a oportunidade de trabalhar juntamente com ela, é possível perceber o quanto esta frase é verdadeira.

Sua colaboração, em diversos momentos, foi muito além daquilo que eram suas atribuições. Auxiliou, com ideias e com a visão de leiga engajada, na elaboração de documentos, planos pastorais, organização de encontros e assembleias diocesanas.

Sempre muito zelosa pelo ofício de secretária, procurou realizar encontros diocesanos das secretarias paroquiais (EDIOS), afim de que fosse oferecido a todas elas (e eles) uma formação adequada para o atendimento do público nas paróquias. 

Nos últimos anos teve papel importante na Missão Popular Diocesana, auxiliando na elaboração do plano de ação desta Missão e, posteriormente, realizando reuniões de avaliação do desenvolvimento da missão nas paróquias. Beth agora parte para um novo desafio, numa oportunidade profissional que surgiu em vista de um curso que sempre sonhava em realizar.

 

 

Expressamos aqui o nosso profundo agradecimento por toda a contribuição que a Beth deu ao longo deste período que esteve conosco. Seu trabalho é reconhecidamente de grande importância para nossa Igreja Particular. Ao mesmo tempo em que agradecemos ao Senhor pelo dom de sua vida, pedimos a Ele que a conduza com sua graça e bondade, neste novo desafio assumido. Deus a abençoe e recompense!

 

Padre Marcos Joaquim Patrício
Coordenador Diocesano de Pastoral