Skip to main content

Romaria da águas

17ª Edição do Abraço a Guarapiranga e 16ª Romaria das águas acontece este final de semana

Com o tema ‘Chega de Esgoto em nossa Represa’ o Abraço 2023 é um apelo para sensibilizar os cidadãos, cobrar os governos e mobilizar as empresas para que construam com urgência uma nova cultura de responsabilidade.
 |  Regina Conceição da Paixão Gomes  |  Igreja no Brasil

A 17ª edição do Abraço à Guarapiranga junto a 16ª Romaria das Águas (que une as Paróquias de M’Boi Mirim celebrando a unidade) acontecerá em 03 de Junho das 8h às 12h, no Parque Ecológico Guarapiranga na zona sul, da capital paulista.

Desde 2006, organizações da sociedade civil promovem o Abraço à Guarapiranga como uma manifestação de respeito e carinho da população da cidade de São Paulo para com as suas fontes de abastecimento de água. É também um ato de indignação e alerta pelos descuidos dos governos com a preservação dos mananciais.

Na primeira edição celebramos os 100 anos da Represa Guarapiranga.

Com o tema ‘Chega de Esgoto em nossa Represa’ o Abraço 2023 é um apelo para sensibilizar os cidadãos, cobrar os governos e mobilizar as empresas para que construam com urgência uma nova cultura de responsabilidade, cuidado e preservação da água.

Neste ano o Abraço acontece no sábado (03/06) na margem da Guavirutuba e no domingo (04/06) na margem do Parque Barragem na Capela do Socorro.

Ambos os atos farão homenagens ao Padre Jaime Crowe, que sempre acompanhou essa luta, e também em homenagem ao Ferrugem (ambientalista assassinado em 2022 na Represa Guarapiranga por questões ambientais). Essas homenagens serão no momento do plantio das mudas. Ao meio dia todos os presentes no ato fazem um ABRAÇO simbólico à represa.

Esperamos por todos e todas nessa luta que dará início a Semana do Meio Ambiente e já iniciará o debate contra a Privatização da SABESP.

agua abraça