Skip to main content

Diocese esteve presente no Congresso Católico de Educação

Promovido pela Arquidiocese de São Paulo, Congresso teve por finalidade a reflexão sobre a identidade dos educadores e instituições católicas de ensino.

 |  Prof. Claudenir de Queiroz  |  Diocese

Promovido pela Arquidiocese de São Paulo, Congresso teve por finalidade a reflexão sobre a identidade dos educadores e instituições católicas de ensino.

No dia 06 de maio de 2017, realizou-se o Congresso Católico de Educação, pela Arquidiocese de São Paulo, no qual foi abordado o tema “Qual é a identidade e a missão dos educadores e instituições católicas?" O congresso foi promovido pelo Vicariato da Educação, contou com a presença de autoridades religiosas, professores e Diretores de escolas católicas e escolas públicas, entre outros profissionais de educação.

A abertura do evento contou com a presença do arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, do bispo diocesano de Santo Amaro, Dom José Negri, do Reitor da Universidade Unitalo, prof. Dr. Marcos Antônio Gagliardi, do Vice-presidente das Edições SM – Pe. José Maria Felices e Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal para a Educação.

O Cardeal Dom Odilo Scherer, em suas palavras iniciais, cumprimentou o publico presente e fez uma breve exortação sobre o tema do congresso. Disse que há uma emergência educativa, diante da queda da qualidade e reducionismo antropológico da educação moderna destorcida, muito voltada para os valores econômicos, em detrimento do ser humano. Citou a Educação como “o lugar da promoção integral do ser humano”, em que a escola, enquanto instituição educativa, deve contribuir para a formação de valores, do caráter, das virtudes, da ética, da moral e da Cultura, num processo de humanização constante e integral. Citou também o Documento de Aparecida nº 331 – “Devemos compreender a educação católica como parte da realização da missão da Igreja através do testemunho e anúncio do evangelho”.

Na parte da manhã, após a abertura, houve um ciclo de palestras proferidas pelos  conferencistas convidados:  O primeiro foi o professor Gabriel Perissé, pós-doutor em História e Filosofia da Educação, que abordou o tema “Missão do Educador do século XXI: desafios e propostas”. Sua explanação rica, simples e objetiva, estava centrada no papel do educador no mundo contemporâneo, seus desafios, perspectivas e possibilidades. Segundo ele, “O professor é o núcleo central de qualquer projeto pedagógico, isto é, ele é o núcleo vital da educação”; que há a necessidade de que o educador do mundo atual esteja sempre à frente de seu tempo, preparado para lidar com as novas gerações (tecnológica),que demandam uma  educação baseada na “Sabedoria e Santidade”.   

A segunda palestra, com o tema: “Identidade e missão das instituições católicas de ensino na América Latina”, foi proferida pela conferencista convidada, Irmã Alba Rivas, da Congregação das Filhas da Caridade, no Equador, formada em Educação e Gestão Educacional e Doutrina Social da Igreja, e secretária geral da Conferência Interamericana da educação Católica (CIEC). Em sua exposição, Ir. Alba apresentou um panorama atual da realidade da América Latina, suas desigualdades, e sua posição clara de desvantagem econômica frente ao mundo globalizado, recaindo sobre os seus habitantes: as famílias, as crianças e os jovens, uma clara desvantagem em relação ao resto do mundo. Destacou que “há a necessidade de uma clara consciência da identidade católica e sua audácia para o anúncio da pessoa de Jesus Cristo, principalmente aos pobres – estes são os destinatários da missão e elemento definitivo da identidade de cada comunidade de educação católica”.

Na parte da tarde, os participantes foram inscritos em workshops, que contavam com a presença especialistas de diversas áreas, que abordaram os seguintes temas:

  • Ensino religioso na Escola Católica; Dalcides Biscalquin
  • Escola em Pastoral: Ir.Vania/ Valeria Torezan
  • Maturidade Afetiva: Dora Ferraz/ Padre Vandro
  • Educação em valores: Padre Antonio Ribeiro
  • Educação e Sociedade - parcerias e projetos; Proj.Implantado em Franca pelo Pe.Ovidio / Scholas Ocurrentes Jose Maria Del Corral
  • A missão do educador católico;
  • Amoris Laetitia: função dos pais na educação dos filhos : Cecilia Canalle
  • Mediação de conflitos: uma nova forma de resgatar a paz.Dr. Rubens Tilkia

Diocese de Campo Limpo também esteve presente

A Diocese de Campo Limpo esteve presente através de alguns membros da Coordenação Diocesana da Pastoral do Ensino Religioso, Pastoral da Educação e alguns educadores da rede pública e escolas particulares. 

Este Evento foi relevante para reforçar os valores da educação católica e sua missão junto às escolas e universidades, cumprindo e enriquecendo a missão evangelizadora da Igreja em seu estado de missão permanente.

O Congresso foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida por D.Carlos Lema.