Skip to main content

IDTEO e Escola de Catequese

Dom Valdir a alunos: aplicar conhecimento na realidade onde se vive

Durante Missa que marcou a conclusão do ano letivo de 2022, Dom Valdir incentiva alunos a transformar realidade com o conhecimento.
 |  Pe. Rodrigo Antonio  |  Diocese
Alunos do curso de teologia receberam o diploma

O final do ano letivo é marcado por alegrias e expectativas para os alunos que concluem as formações a que se propuseram realizar. Não foi diferente para as turmas que concluíram o Curso de Catequistas e o de Teologia para Leigos, ambos oferecidos pela Diocese.

Como acontece a cada ano, uma missa em ação de graças foi celebrada no último dia 16 de dezembro na Catedral Sagrada Família, contando com a presença de professores, além do diretor do Instituto de Teologia, padre Ezaques Tavares, e o assessor da catequese diocesana, padre Josias Freitas. Neste ano a missa foi presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, que recentemente assumiu o pastoreio da Diocese, sendo este o primeiro contato do novo bispo com os alunos.

A Missa

Dom Valdir acolheu a todos os alunos dos respectivos cursos e também os incentivou a colocar a serviço da comunidade todo o conhecimento adquirido com a formação que receberam. “Os estudos que vocês tiveram possam ser aplicados na realidade onde vocês estão e esta realidade possa sempre ser melhorada, servindo as pessoas que ali estão”, exortou o bispo.

Segundo Dom Valdir, o conhecimento nunca é demais, porém este precisa ser realizado em vistas de dar mais condições aos agentes de pastoral para melhor servir aos irmãos. Recordando o parágrafo 233 da Encíclica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, ressalta a necessidade de encarnar o conhecimento adquirido: “temos que levar em conta aqui que é dito na Evangelii Gaudium: a realidade é superior à ideia. Os estudos nos ajudam, desde que sejam para iluminar a realidade na qual vivemos. Os estudos são importantes e eles têm sentido se são colocados em prática”.

Continuando a utilizar a referência da luz, Dom Valdir fez menção ao exemplo de São João Batista: “João Batista iluminava a vida das pessoas, porém João era consciente de que ele não era a luz, mas testemunha da luz”. E ainda: “como o a lua reflete a luz do sol sobre a terra, cada um de nós é chamado a refletir a verdadeira luz, que é Jesus, nos ambientes onde estivermos”.

Por fim, elogiou a perseverança dos alunos: “nós agradecemos a cada um que perseverou a cada um que conseguiu chegar até o fim. Os professores, os diretores. Um longo caminho foi percorrido até chegar este dia”.

Nas paróquias e comunidades por onde tem passado, Dom Valdir tem incentivado os fiéis a viverem em comunhão na Igreja, caminhando juntos para melhor cumprir o que Deus deseja para a Igreja. Com os alunos presentes não foi diferente: “Vamos caminhar juntos. Partilhando nossos dons, colocando nossa vida à serviço da comunidade e sempre andando todos na mesma direção, ainda que tenhamos nossas diferenças”.

Dom Valdir durante homilia
Durante homilia, Dom Valdir incentivou alunos a iluminarem realidade através do conhecimento adquirido. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Etapa concluída

Após a Missa, 37 alunos do curso de Teologia para Leigos receberam o diploma pela conclusão do curso. Com aulas semanais, cada aluno teve contato com 20 disciplinas essenciais da Teologia durante os cinco anos do curso.

Também 18 alunos do Curso de Catequistas receberam o certificado de conclusão da formação básica, que compreende um ano, dividido em dois módulos, com disciplinas como Iniciação à Vida Cristã e Metodologia, Liturgia e Catequese, entre outras.

Para 2023 as inscrições para ambos os cursos estão abertas. Atualmente o Curso de Teologia para Leigos apresenta duas possibilidades: uma aula por semana, com duração total de cinco anos e duas aulas por semana, com duração de dois anos e meio.

O Curso de Catequistas apresenta também duas possibilidades: o Curso de Formação Básica para Catequistas com duração de 1 anos e meio e o Curso Intensivo para Catequistas, que possui 1 ano de duração.

idteo catequese3
Catequistas de diferentes etapas receberam seu certificado de formação — Imagem: Andrea Rodrigues.

Para maiores informações, entre em contato:

Instituto de Teologia Dom Veremundo Toth
11 96638-1775
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretariado Diocesano de Catequese
11 5841-8513
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Notícias Relacionadas

Encerramento e formatura do ano letivo das duas escolas mais tradicionais da Diocese

Mesmo com o desafio da pandemia, o Instituto de Teologia e a Escola de Catequese enfrentaram o desafio oferecendo formação aos alunos

Formatura 2020 dos catequistas entrega pela 1ª vez prêmio São José de Anchieta

Mesmo tendo vivido uma nova experiência, devido à pandemia do novo coronavirus, com aulas quase que cem por cento online, a catequese diocesana conclui o ano com mais de cinquenta catequistas formados e entrega pela primeira vez o prêmio José de Anchieta.

Alunos do IDTEO recebem certificado de conclusão de curso

Turma recebe o diploma de Teologia para Leigos após realizarem o curso durante 5 anos.