M’Boi Mirim e Mirim Guaçu recebem visita do bispo eleito em reunião da região

No primeiro dia do mês de novembro a Região Episcopal 3, que compreende as foranias M’Boi Mirim e Mirim-Guaçu, tiveram seu primeiro encontro com o bispo eleito para a Diocese de Campo Limpo, Monsenhor Valdir José de Castro, ssp.
O encontro aconteceu na Paróquia Maria Mãe da Igreja, no Jardim das Flores, com a participação de 99% do clero da região. Uma apresentação foi preparada, sendo possível visualizar um panorama geral da região, o encontro foi também um primeiro contato do bispo eleito com o clero atuante nas paróquias.
As boas vindas foram conduzidas pelo vigário episcopal, Mons. Luís Carlos Parede que também agradeceu de maneira especial a disponibilidade do bispo eleito para o encontro, bem como dos padres, vigários e diáconos.
Depois da apresentação geral, os vigários forâneos, padre Wallace Almeida adorno (M’Boi Mirim) e padre William Venâncio (Mirim-Guaçu) apresentaram de forma geral as foranias e cada pároco das 25 paróquias, que compreendem a região 3, se apresentou e falou resumidamente sobre seu território paroquial e sobre si.
Terminada a apresentação das paróquias e clero, monsenhor Valdir falou um pouco sobre sua expectativa para o governo da diocese e enfatizou sobre os desafios e sobre a continuidade dos trabalhos. “Vou sempre enfatizar a unidade, ninguém caminha sozinho, sempre trabalhei por e pela unidade, vamos dar continuidade ao que já existe, respeitando a caminhada dos bispos anteriores e percorrendo a estrada ao lado do povo, não vamos inventar a roda, precisamos fazê-la rodar, estamos aqui, todos nós, para trabalhar pelo povo de Deus.”
Ainda sobre os desafios, apontou o caminho do diálogo como solução para trabalhar as diferenças: “O maior desafio da unidade é trabalhar as diferenças, caminhar com o diferente, buscando sempre o diálogo”.
Monsenhor Valdir propôs sugestões de temas para a Atualização Teológica do Clero, que deve acontecer entre os dias 13 a 16 de fevereiro do próximo ano, na cidade de Aparecida, para ser votado, além de abrir para sugestões de outros temas. Quase que unimamente os padres da região três aprovaram os temas propostos por Monsenhor Valdir: Sinodalidade, Conversão Pastoral e Comunicação.
Todas as regiões receberam a visita do bispo eleito, sobre isto, monsenhor Valdir revelou que este primeiro contato é importante para conhecer o clero com quem vai trabalhar.
Entre fotos, cumprimentos e desejos de boas vindas, à reunião foi encerrada com um almoço servido pela paróquia que acolheu a reunião, Maria Mãe da Igraja, a todos os presentes.
Conhecendo o território
Depois do almoço, mons. Valdir, acompanhado do anfitrião da reunião, mons. Parede, percorreram o território da forania M’Boi Mirim e Mirim Guaçu com uma passagem rápida pelos arredores das paróquias.