Skip to main content

Regiões Episcopais

Regiões Episcopais, 4, 2 e 1 recebem visita do bispo eleito

Monsenhor Valdir José de Castro visitou as regiões episcopais da diocese para um primeiro contato com o clero e um reconhecimento do território diocesano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Padres da Região 1 reunidos com Mons. Valdir
Imagem: Andrea Rodrigues

Durante o mês de outubro, Monsenhor Valdir José de Castro, bispo eleito para a Diocese de Campo Limpo, visitou três das quatro regiões episcopais que compreendem a diocese. A idéia foi apresentar um panorama geral da região e ter um primeiro contato com o clero atuante nas paróquias.

O primeiro encontro, da Região 4 (Morumbi e Taboão da Serra), aconteceu na Paróquia Santa Suzana, no dia 18,  e foi conduzida pelo vigário episcopal, padre Manoel Corrêa Viana Neto; a segunda reunião foi da Região 2 (Itapecerica da Serra e Embu das Artes), na Casa de Retiro São José no dia 25, com a condução do vigário episcopal padre Sebastião Gomes Neto e no dia 27 de outubro foi a vez da Região 1 (Campo Limpo, são José e São Luiz) no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora do Carmo com a condução do vigário episcopal Mons. João Batista de Carvalho.

Todos os padres tiveram a oportunidade de se apresentarem e falar brevemente sobre sua atuação e trabalhos paroquiais. Monsenhor Valdir, em todas as reuniões, falou um pouco sobre sua expectativa para o governo da diocese e enfatizou sobre os desafios e sobre a continuidade dos trabalhos.

Padres da região 2
Clero da Região 2 encontra-se com Mons. Valdir. A Região 2 é a maior em extensão territorial da Diocese. — Imagem: Andrea Rodrigues.

 “Ninguém caminha sozinho, sempre trabalhei por e pela unidade, vamos dar continuidade ao que já existe, respeitando a caminhada dos bispos anteriores e percorrendo a estrada ao lado do povo, estamos aqui, todos nós, para trabalhar pelo povo de Deus.”

Ainda sobre os desafios, apontou o caminho do diálogo como solução para trabalhar as diferenças: “O maior desafio da unidade é trabalhar as diferenças, caminhar com o diferente, buscando sempre o diálogo. Nem sempre vamos encontrar pessoas que pensam como nós, achar o equilíbrio a partir do diálogo é um desafio possível”.

O bispo eleito ainda propôs sugestões de temas para a Atualização Teológica do Clero, que está prevista para acontecer entre os dias 13 a 16 de fevereiro do próximo ano, na cidade de Aparecida, além de abrir para sugestões de outros temas.

Monsenhor Valdir revelou que este primeiro contato é importante para conhecer o clero com quem vai trabalhar, bem como para os escutar, “escutar com os ouvidos do coração”.

A Região Episcopal 3 recebeu a visita no dia 01 de novembro, data em que a edição deste jornal já estava fechada.

Conhecendo o território

Terminadas as reuniões, Mons. Valdir, sempre acompanhado do vigário episcopal, percorreu o território das foranias em uma passagem rápida pelas proximidades das paróquias.

Padres da região 1 reunidos com Mons. Valdir
Padres da Região 1 reunidos com Mons. Valdir para primeiro contato com o bispo eleito. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Notícias Relacionadas

Mensagem do Mons. Valdir José de Castro, ssp, bispo nomeado para Diocese de Campo Limpo

Após o anúncio oficial da nomeação do sucessor de Dom Luiz Antônio Guedes ao governo da diocese, monsenhor Valdir José de Castro, nomeado o novo bispo, escreveu uma mensagem de saudação a igreja de Campo Limpo.

Mons. Valdir, bispo eleito: surpresa e primeiras impressões

O suspense pelo nome do terceiro bispo diocesano teve fim no dia 14 de setembro com a nomeação de Mons. Valdir José de Castro, ssp. Leia a entrevista que gentilmente concedeu a este portal.

Região Episcopal 4 recebe a visita do bispo eleito

Na manhã do dia 18, párocos, vigários e diáconos das foranias Morumbi e Taboão da Serra, participaram de um encontro com o bispo eleito, Mons. Valdir José de Castro.