Regiões Episcopais, 4, 2 e 1 recebem visita do bispo eleito
Durante o mês de outubro, Monsenhor Valdir José de Castro, bispo eleito para a Diocese de Campo Limpo, visitou três das quatro regiões episcopais que compreendem a diocese. A idéia foi apresentar um panorama geral da região e ter um primeiro contato com o clero atuante nas paróquias.
O primeiro encontro, da Região 4 (Morumbi e Taboão da Serra), aconteceu na Paróquia Santa Suzana, no dia 18, e foi conduzida pelo vigário episcopal, padre Manoel Corrêa Viana Neto; a segunda reunião foi da Região 2 (Itapecerica da Serra e Embu das Artes), na Casa de Retiro São José no dia 25, com a condução do vigário episcopal padre Sebastião Gomes Neto e no dia 27 de outubro foi a vez da Região 1 (Campo Limpo, são José e São Luiz) no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora do Carmo com a condução do vigário episcopal Mons. João Batista de Carvalho.
Todos os padres tiveram a oportunidade de se apresentarem e falar brevemente sobre sua atuação e trabalhos paroquiais. Monsenhor Valdir, em todas as reuniões, falou um pouco sobre sua expectativa para o governo da diocese e enfatizou sobre os desafios e sobre a continuidade dos trabalhos.
“Ninguém caminha sozinho, sempre trabalhei por e pela unidade, vamos dar continuidade ao que já existe, respeitando a caminhada dos bispos anteriores e percorrendo a estrada ao lado do povo, estamos aqui, todos nós, para trabalhar pelo povo de Deus.”
Ainda sobre os desafios, apontou o caminho do diálogo como solução para trabalhar as diferenças: “O maior desafio da unidade é trabalhar as diferenças, caminhar com o diferente, buscando sempre o diálogo. Nem sempre vamos encontrar pessoas que pensam como nós, achar o equilíbrio a partir do diálogo é um desafio possível”.
O bispo eleito ainda propôs sugestões de temas para a Atualização Teológica do Clero, que está prevista para acontecer entre os dias 13 a 16 de fevereiro do próximo ano, na cidade de Aparecida, além de abrir para sugestões de outros temas.
Monsenhor Valdir revelou que este primeiro contato é importante para conhecer o clero com quem vai trabalhar, bem como para os escutar, “escutar com os ouvidos do coração”.
A Região Episcopal 3 recebeu a visita no dia 01 de novembro, data em que a edição deste jornal já estava fechada.
Conhecendo o território
Terminadas as reuniões, Mons. Valdir, sempre acompanhado do vigário episcopal, percorreu o território das foranias em uma passagem rápida pelas proximidades das paróquias.