Skip to main content

Quaresma

Missa da Quarta-feira de Cinzas abre a quaresma e a Campanha da Fraternidade

Como nos anos anteriores, o bispo diocesano celebra Missa de Cinzas abrindo a quaresma e a Campanha da Fraternidade, além de realizar a apresentação dos seminaristas da diocese.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Na quarta-feira (02) às 20 horas, Dom Luiz Antônio Guedes, presidiu a missa durante a qual se realiza a imposição das Cinzas e a abertura da Campanha da Fraternidade, na Catedral Diocesana Sagrada Família, dando assim início ao tempo quaresmal.

Durante a homilia, por várias vezes, o bispo reforçou o sentido deste tempo de quaresma, enfatizando que é tempo de mudança de vida e, que ao longo da nossa vivência aprendemos aos poucos a sairmos de nós e nos dedicarmos ao próximo.

“É preciso ter a consciência de que todos nós batizados precisamos viver a quaresma como uma purificação da nossa vida, praticando a caridade, o jejum e a oração para uma conversão a Deus, rasgando não só as nossas vestes, mas o coração, deixando que Deus transforme e nos converta, é este o momento oportuno, que nenhum de nós deve perder”.

Nesta missa, a imposição das cinzas é sinal de penitência, no sentido de conversão. Com a imposição das cinzas todos os presentes iniciaram a sua caminhada de conversão do coração para a Páscoa do Senhor.

Ao final da celebração Eucarística, para Lidionor Sampaio, Reitor de Seminário Nossa Senhora Aparecida, apresentou os quatro novos propedêutas e todos os outros dezenove seminaristas estudantes de filosofia e teologia, além de alguns dos rapazes que já concluíram os estudos e estão em curso em seu ano pastoral.

O Setor Comunicação preparou em conjunto com o Assessor Diocesano para a Campanha da Fraternidade, padre José Nelson, um vídeo de apresentação das propostas da CF 2022 que este ano reflete o tema  “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

O objetivo geral  da CF 2022 convida a promoção de diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. 

Padre José Nelson, na mensagem final na apresentação do vídeo, exortou  todos a mesmo  vivenciando tempos difíceis,  que Deus seja colocado em todas as nossas atitudes: “Não está sendo fácil para ninguém o enfrentamento desta pandemia, mas se não colocarmos o amor de Deus em nossas atitudes, menos ainda se terá empatia e educação para com o outro. Neste difícil cenário, quão tristemente vimos e vivemos o descaso com a saúde e a educação em nosso país, aonde a vida vem em um segundo plano gente a ganância e a soberba de poucos. Só podemos vencer se lutarmos juntos, o cuidar um do outro que Jesus nos ensinou na prática”.

cinzas2
Todos os anos os saminaristas são apresentados na quarta-feira de Cinzas. — Imagem: Andrea Rodrigues e Ivan Prado.

Notícias Relacionadas

A que nos convida o tempo da quaresma?

Já começamos a caminhada que nos levará à celebração da festa maior dos cristãos, a Páscoa na morte e na ressurreição do Senhor. Páscoa, festa presença da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Páscoa, nossa participação na vitória de Jesus pelo Batismo. A Igreja que celebrou o Mistério Pasc...

Quaresma, viver o amor para ser feliz!

A Igreja Católica iniciou nesta Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma, onde, durante 40 dias todos são convidados a vivenciar a prática do jejum, da oração e da caridade, preparando assim o coração para a Semana Santa onde se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição ...

Celebração de Domingo de Ramos marca início da Semana Santa na Diocese

Com a celebração do Domingo de Ramos (25/03) a igreja deu inicio a celebração da Semana Santa, centro do grande acontecimento da fé católica: a paixão, morte e ressurreição do Senhor. Dom Luiz Antonio Guedes, abençoou da varanda da casa episcopal, nas proximidades da catedral, os ramos de palmeir...

Diocese inicia a quaresma e lança a Campanha da Fraternidade 2018

Diocese de Campo Limpo celebra a Santa Missa de Cinzas e faz a abertura da Campanha da Fraternidade 2018.