Skip to main content

Festa do padroeiro

Comunidade São Tiago celebra padroeiro com visita de Dom Valdir

Comunidade celebra festa do padroeiro com Santa Missa presidida por Dom Valdir.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

A Paróquia São Vicente e São Tiago, forania Embu, celebrou a memória do padroeiro da Comunidade São Tiago. O pároco, padre Manfredo José dos Santos e toda a comunidade, recebeu para presidir a missa, o bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, que já no início agradeceu a acolhida e lembrou que: “Celebrar a festa de um padroeiro é celebrar a vida, a alegria e a fé da comunidade”.

Na liturgia, referencia aos apóstolos Filipe e Tiago Menor, este último o padroeiro da comunidade da paróquia onde aconteceu a santa missa, no Jardim Novo Campo Limpo. A paróquia tem ainda uma comunidade dedicada a São Francisco que fica no Valo Verde.

Em sua homilia, dom Valdir falou sobre Filipe ter sido um dos primeiros seguidores de Jesus e de como Tiago, denominado Menor, primo de Jesus e autor da carta que leva seu nome, contribuiu para o crescimento da comunidade cristã de Jerusalém. “São Tiago foi um santo que amou muito Jesus e viveu profundamente o Evangelho, foi perseguido e deu a vida por amor a Jesus, ao Evangelho. E nós como batizados, na caminhada do povo de Deus, como vivemos esse batismo? Como anunciamos e vivemos o amor de Deus, manifestado em Jesus? Que nós possamos como São Tiago, dar muito de nós para o bem dos outros. Pelos que sofrem, pelos que precisam de uma palavra, pela evangelização dentro e fora da comunidade, pela unidade dos cristãos”.

A paróquia tem costume de na festa do padroeiro realizar uma procissão pela comunidade, que não aconteceu no dia da missa, mas que foi realizada no final de semana. A missão evangelizadora é parte fundamental das celebrações dos padroeiros nas comunidades da paróquia. “São momentos de encontro e de partilha onde muitos membros até se reaproximam da comunidade, outras pessoas aparecem para conhecer e todos nós participantes testemunhamos com a vida do santo o Evangelho”, ressaltou o pároco.

Dom Valdir foi homenageado pela paróquia em sua primeira visita a comunidade.