Skip to main content

São José

Dom Valdir: Busquemos ter para com o outro, carinho, ternura e preocupação com o bem estar do próximo

No sábado, 18 de março, o Santuário São José celebrou em festa a solenidade do seu padroeiro com Santa Missa presidida por Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

O Santuário São José Operário, forania São José, celebrou a solenidade do seu padroeiro, 18 de março, com a presença do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, que presidiu a santa missa.

O Santuário esteve repleto de fiéis que compareceram para celebrar o padroeiro, mas também para rever o bispo diocesano, que já esteve na paróquia por ocasião da missa de corpo presente do padre Nilson da Silva, falecido em janeiro passado.

Monsenhor João Batista de Carvalho, pároco do Santuário, deu boas vindas agradecendo a presença do bispo diocesano e apresentando os concelebrantes, os dois vigários paroquiais: Tiago José Lino Peixoto e Waldeley de Souza, o vigário foraneo padre Lucio Alves, o Diácono João Bosco e o cerimoniário, padre Sandro Ely de Oliveira.

Santuario5
Dom Valdir na Solenidade de São José no Santuário que tem como padroeiro o santo no Capão Redondo. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Dom Valdir, em sua homilia, falou sobre o quanto São José foi um homem justo e destacou o cuidado que ele sempre teve com a família: “José cuida da sua família, desde o início é obediente e escuta a voz de Deus. Vocês lembram quando Herodes queria matar todos os meninos até dois anos? Avisado em sonho, José se levantou a noite e pegou o menino e sua mãe e foi para o Egito. Veja ele ‘pega’ que aqui quer dizer, ele protege, ampara, cuida dos dois. Quando novamente, depois de alguns anos José foi avisado em sonho que o perigo havia passado, retornou para Israel e o Evangelho diz que ele ‘pegou’ o menino e a mãe e entrou na terra de Israel”.

E exortou que São José seja para todos exemplo de cuidado um com o outro: “Busquemos a exemplo de São José ter para com o outro, carinho, ternura, preocupação com o bem estar. Os casais, que apenas não morem na mesma casa, mas que cuidem um do outro. Os filhos, que abracem e cuide dos pais e se deixem ser cuidados. Não é bonito quando nos preocupamos uns com os outros? Os padres, são os pastores chamados a cuidar das ovelhas e eles querem cuidar de vocês, a paróquia não é um território, são pessoas, mas é importante lembrar eles também precisam de cuidado, todos precisamos ser cuidados”.

E concluiu sua reflexão falando sobre o tempo pandêmico vivido nos último dois anos onde de alguma maneira uns cuidaram de outros e vive-versa como era possível e que agora, tomando os cuidados e as vacinas, possamos retomar o contato e “sair das bolhas” para cuidar do próximo.

Ao final da Santa Missa, aos pés da imagem de São José, Monsenhor João Batista, acompanhado dos fiéis, rezou a oração composta a São José na ocasião do Jubileu de Ouro da paróquia no ano de 2019.