Dom Valdir cria a 111ª Paróquia da Diocese de Campo Limpo, a primeira do seu pastoreio
No último domingo, dia 07 de outubro, a Diocese de Campo Limpo celebrou um momento histórico com a criação de sua 111ª Paróquia. O bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, oficializou o desmembramento da Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes, forania Itapecerica da Serra, dando origem à nova Paróquia dedicada a São Pedro e São Paulo, a primeira criada em sua gestão.
A cerimônia, marcada por uma atmosfera de fé e alegria, contou com a presença de fiéis, autoridades poíticas, padres convidados e o Vigário Episcopal da Região 2. Três comunidades serão atendidas por esta nova paróquia: São João Paulo II, Nossa Senhora de Fátima e Sagrada Família.
O escolhido para liderar essa nova empreitada foi o padre Miguel Romano, empossado como pároco na mesma celebração. Com entusiasmo e dedicação, o padre Romano assume a responsabilidade de conduzir a comunidade nessa jornada espiritual.
A decisão de desmembrar a Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes foi tomada, após consulta ao Colégio dos Consultores, com o intuito de fortalecer a ação pastoral na região. A criação da 111ª Paróquia reflete o crescimento e a vitalidade da comunidade católica na Diocese de Campo Limpo, proporcionando uma estrutura mais próxima e dedicada aos fiéis dos bairros contemplados.
A nova Paróquia, além de celebrar a fé em São Pedro e São Paulo, se destaca como um ponto de encontro para a vivência comunitária já muito viva e participativa. A comunidade local, em festa, celebrou não apenas a criação da Paróquia, mas também a oportunidade de fortalecer os laços com o novo pároco.
Em sua homilia, falando sobre o Evangelho do dia, o bispo diocesano falou do cuidado de Deus com a sua ‘vinha’, enviando profetas e até o próprio Filho para cuidar da vinha Dele, de cada filho seu: “Nós somos a vinha do Senhor, desta vinha ou deste território paroquial é o padre Miguel quem vai cuidar, mas eu pergunto para mim, para nós: Que frutos essa vinha está produzindo? Três coisas são necessárias para a vinha dar fruto, primeiro o encontro com Jesus, depois que a comunidade caminhe junto, em sinodalidade e por último na fraternidade e ajuda aos que mais sofrem”.
O bispo, Dom Valdir José de Castro, expressou sua alegria e bênção para a nova Paróquia, destacando a importância de fortalecer a presença da Igreja na vida das pessoas e ao pároco disse: “Que a sua paróquia possa ser de fato um espaço profundo da experiência de Jesus, ajudando a comunidade a perseverar na sinodalidade e a serviço de todos, de modo especial no acolhimento dos que sofrem e dos pobres”.
A 111ª Paróquia da Diocese de Campo Limpo inicia sua jornada com fé, esperança e com a certeza de que unindo forças trabalhará para o crescimento espiritual da região.