Skip to main content

Festa do padroeira

Fiéis celebram Nossa Senhora Aparecida em procissão e missa emocionante no Jardim Peri Peri

Paróquia que este ano completou 25 anos vive intensa semana de orações, procissão e missas, marcando o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, em uma celebração de fé, esperança e devoção.
 |  Paróquia Nossa Senhora Aparecida  |  Paróquias

No sábado, 12 de outubro, em todos os cantos do Brasil, fiéis se uniram em oração, inspirados pela proteção de Nossa Senhora Aparecida. Na Paróquia do Jardim Peri Peri, que este ano vivencia os 25 anos de sua criação e instalação, uma das seis paróquias da nossa diocese confiada ao patrocínio de Nossa Senhora Aparecida.

Cinco dias antes, entre os dias 7 e 11, os fiéis se prepararam, se reunindo no inicio da noite, para orações em homenagem a ‘Mãe de Deus e nossa’, a partir do tema: “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, em consonância com o tema do Ano Jubilar de 2025, escolhido pelo Papa Francisco: “Peregrinos de Esperança”, conduzido pelo diácono permanente, Ângelo Cassetare Neto, cooperador do pároco, seguido da Missa, presidida pelo pároco, padre Marco Antônio Schettini. Nestas noites, foram não somente momentos de reflexão, mas também de fortalecimento da fé.

Especialmente, na terça-feira, 8 de outubro, "Dia do Nascituro", a missa foi presidida pelo vice-Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, padre Amauri Batista de Paula. E na sexta-feira, 11 de outubro, às vésperas da Solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil, a missa foi presidida pelo bispo emérito, Dom Luiz Antônio Guedes.

periperi3

No sábado, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, ao amanhecer, com a igreja repleta de fiéis, de início, o pároco abençoou singelos terços que foram distribuídos para os fiéis, em seguida, em procissão, pelas ruas ao redor da igreja, com o carro-andor da imagem fac-símile a encontrada no Rio Paraíba do Sul, em 1717 pelos pescadores, cercada por flores, os fiéis acompanhados pelo pároco, rezaram o terço, meditando os mistérios gozosos. Logo depois, retornando para a igreja, aconteceu a Solene Celebração, presidida pelo pároco. Palmas e lágrimas dos fiéis acompanharam a entronização da imagem pelo corredor central ao presbitério. “A entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi emocionante. É uma coisa que a gente não sabe nem falar. O coração ferve, é muito lindo ver a Mãe passar”, comentou uma paroquiana.

Na homilia, padre Marco Antônio Schettini fez uma profunda reflexão sobre Nossa Senhora, “A Mãe Aparecida é a Mãe da Esperança, está com as mãos postas a nos dizer, rezar é atitude de esperança, rezai o Terço”. O pároco afirmou também que Nossa Senhora Aparecida é Aquela que foi a esperança dos pescadores, é também a nossa esperança em Jesus.

Junto a esta data especial, Nossa Senhora Aparecida, também comemoramos o Dia das Crianças. No momento da apresentação das oferendas, com o pão e o vinho, as crianças decoraram o painel próximo ao presbitério, da Mãe Aparecida, significando a simplicidade, a pureza e a confiança que elas possuem a Mãezinha do Céu. Ao final da Missa, antes da bênção, os fiéis se consagraram a Nossa Senhora, com as crianças jogando chuvas de pétalas na Padroeira do Brasil. Vivas e palmas se confundiam com o cântico final, formando uma só sinfonia em louvor à Mãe Aparecida. Após a Missa, os fiéis se confraternizaram com comes e bebes.

As outras paróquias dedicadas à Nossa Senhora Aparecida estão localizadas nos munícipios de Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. Também em São Paulo, nos bairros do Monte Kemel e do Jardim Lídia.