Padre Wesley Michel conclui mestrado com pesquisa sobre Igreja, Comunicação e Juventude no ambiente digital

O padre Wesley Michel da Cruz, presbítero da Diocese de Campo Limpo, concluiu recentemente o mestrado em Teologia pela PUC-SP, com a dissertação intitulada “Igreja e Comunicação: o anúncio do Evangelho aos jovens no espaço cibernético”. O trabalho, que amadureceu ao longo de três anos e meio de pesquisas, dá continuidade à sua trajetória acadêmica iniciada ainda no seminário e reflete o zelo pastoral em unir formação intelectual e missão evangelizadora.
Em sua pesquisa, padre Wesley analisou como a Igreja pode anunciar o Evangelho em meio às rápidas transformações sociais e tecnológicas, destacando a importância do Concílio Vaticano II como marco de abertura ao diálogo com o mundo. Ele aprofundou documentos da Igreja sobre internet e juventude, trazendo reflexões sobre a necessidade de proximidade, escuta e presença no ambiente digital.

“As redes sociais não são apenas instrumentos de comunicação, mas verdadeiras praças de convivência, evangelização e missão. Se é um lugar humano, logo a Igreja também precisa estar lá”, destacou o sacerdote.
A dissertação ainda diferencia o papel do “influenciador digital” e do “missionário digital”, apontando que a evangelização nas redes deve estar sempre em comunhão com a comunidade eclesial, como extensão da vida pastoral. “Um jovem evangeliza outro jovem. O missionário digital não se distancia da comunidade, mas expande a missão a partir dela”, explicou.
Conciliar os estudos com a intensa vida pastoral foi um desafio. Padre Wesley contou que chegou a pensar que não daria conta, mas conseguiu superar com planejamento, disciplina e amor ao conhecimento: “A leitura e o estudo favorecem a vida pastoral, ajudam a recalcular caminhos e a compreender melhor as demandas humanas, especialmente dos jovens”.
Atualmente, o sacerdote também cursa Psicologia, reconhecendo a importância da formação contínua para compreender a realidade atual. Ele não descarta dar continuidade aos estudos em um doutorado no futuro, mas ressalta que seu compromisso imediato é seguir evangelizando com entusiasmo tanto nas comunidades paroquiais quanto no espaço digital.
“Mais do que uma conquista pessoal, este mestrado é um serviço à Igreja e à juventude. É uma forma de escutar, dialogar e anunciar o Evangelho onde os jovens estão: também nas redes sociais”, concluiu.
