Paróquia São Francisco de Assis investe novos ministros na primeira visita do Bispo Diocesano à comunidade

A cerimônia de Investidura e Renovação dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, realizada no último dia 24, domingo, na Paróquia São Francisco de Assis, forania Morumbi, foi um momento especial para a paróquia, pela cerimônia em si, mas também pela primeira visita do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, a comunidade. Dom Valdir presidiu a eucaristia ao lado do pároco, Lourivaldo Lino Gonçalves, que concelebrou.
A Paróquia São Francisco de Assis, conhecida por sua vibrante vida comunitária e compromisso com a fé católica, viu sua igreja lotada de fiéis ansiosos por testemunhar a investidura de novos ministros extraordinários, cuja função é desempenhar um papel vital na celebração da Eucaristia e no cuidado pastoral dos membros da comunidade, como disse Dom Valdir em trecho de sua homilia: “Os ministros aproximam a comunidade da Eucaristia, fazem essa ponte, são ponte. Levem a acolhida da Igreja aos doentes e aproximem os cristãos do altar”.
A cerimônia começou às 18 horas com a entrada dos candidatos à investidura, acompanhados dos coroinhas, leitores e celebrante, um gesto simbólico do compromisso com o serviço à comunidade.

Em sua homilia o bispo diocesano destacou a importância da Eucaristia na vida da comunidade católica e enfatizou o papel essencial dos Ministros Extraordinários em tornar a presença de Cristo acessível a todos os fiéis, especialmente aqueles que não podem participar das celebrações regulares da missa.
E destacou o amor ilimitado de Deus por cada um de nós: “O Evangelho começa falando sobre a contratação de pessoas, que estavam ali desocupados, na verdade eram os desempregados, para a execução de uma tarefa, o contratante recrutou desde a madrugada até às cinco da tarde. No acerto, cada um ganharia uma moeda de prata, era o combinado. Aconteceu os que tinham sido contratados primeiro murmuraram contra o empregador, o chamando de injusto, justificando que trabalharam mais horas. O empregador pagou o combinado, ele não foi injusto, ele foi bom. Esta é a lógica de Deus. Os caminhos do senhor estão acima dos nossos caminhos, a lógica de Deus está muito acima da nossa, somos limitados diante do amor imenso e sem distinção que Deus tem por cada um de nós. Deus quer bem de todos nós, Ele sempre quer o nosso bem.”

Após a homilia, os candidatos fizeram suas promessas de fidelidade à Igreja e ao serviço da Eucaristia quando foram apresentados pelo pároco. Suas vestes foram abençoadas e imediatamente utilizadas, um ato que simboliza a capacidade para desempenhar essa importante missão de levar o Corpo de Cristo aos fiéis.
Após a investidura, todos os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística receberam aplausos calorosos da assembleia, demonstrando o apoio e a gratidão da comunidade por seu compromisso.
A comunidade, no momento pós-comunhão, contou brevemente a história da paróquia, criada a quase 22 anos e presenteou Dom Valdir, em um gesto de agradecimento por sua visita.
A cerimônia foi concluída com a bênção do bispo diocesano, que pediu a proteção divina sobre toda a comunidade paroquial.