• Home
  • Notícias
  • Diocese
  • Pascom Diocesana: Encontro presencial retoma formação e articulação entre os agentes

Pascom Diocesana

Pascom Diocesana: Encontro presencial retoma formação e articulação entre os agentes

Participação significativa e cheia de entusiasmo marcou o encontro diocesano da Pascom Diocesana, mesmo com os termômetros marcando apenas 9ºC.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Gutierrez Jesus

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Campo Limpo realizou, depois de dois anos sem reuniões presenciais pelas restrições da pandemia do Covid-19, um encontro diocesano na manhã do dia 20 de agosto, no Salão Sagrada Família, que teve como tema: Escutar com o ouvido do coração. Noventa participantes, de 68 paróquias da diocese, enfrentaram o frio de 9°C para que a formação e articulação necessária entre a Pascom Diocesana e as Pascoms paroquiais seja mais completa.

Padre Rodrigo Antonio da Silva, Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, abriu o encontro e deu uma breve, mas importante explicação do que é a Pastoral da Comunicação, abordando não só a definição, mas os níveis e funcionamento, eixos e documentos que servem como base para implantação e manutenção da pastoral. Todos os coordenadores paroquiais receberam um exemplar do Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação, edições CNBB, documento utilizado na diocese para implantação e manutenção dos trabalhos da Pascom.

“Acredito que, quando a paróquia como um todo entende a importância e necessidade da Pastoral da Comunicação, o trabalho de implantação e mesmo a perseverança dos agentes é mais garantida. Daí a importância de sensibilizar a todos”, afirma padre Rodrigo.

Em um segundo momento, Andrea Rodrigues dos Santos, jornalista do Setor Comunicação da Diocese, explicou sobre a diferença entre o Setor Comunicação Diocesano e a Pastoral da Comunicação: “Embora eu me dedique às duas áreas, é importante salientar a diferença que existe entre o institucional e a pastoral”.

O Setor Comunicação Diocesano tem também a coordenação do padre Rodrigo e funciona como um departamento dentro da estrutura da Cúria Diocesana, de onde saem os materiais visuais, impressos e de chancelaria, além de ser o responsável por todas as mídias sociais da diocese, jornal diocesano e revista. Foi firmado, ainda com os agentes, um protocolo para o envio de notícias aos meios diocesanos. O departamento conta também com o designer Marcos Leonardo, que também participou do encontro.

Um spoiler do novo site, em fase de desenvolvimento, foi mostrado aos participantes, criando expectativa e gerando desejo de participação, já que a página de cada paróquia conterá as matérias em que a paróquia estiver mencionada.

O encontro teve ainda um momento participativo dos agentes que individualmente levantaram as demandas e necessidades das paróquias no que se refere à Pascom, além de relatos de algumas experiências de sucesso de pastorais de comunicação que já funcionam nas paróquias.

Uma convidativa recepção e sorteio de canecas personalizadas da pastoral marcaram o encontro: “Realizar uma boa acolhida de todos é uma maneira de valorizar os agentes, além de incentivá-los a seguirem firmes na missão”, aponta padre Rodrigo. Os agentes puderam também visitar a Sala Beato Carlo Acutis, dedicada há um ano, por Dom Luiz Antônio Guedes, onde fica o Setor Comunicação e o estúdio de gravação de conteúdo audiovisual.

 


Notícias Relacionadas

Pascom diocesana celebra o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Celebrando a Ascensão do Senhor a Pascom Diocesana esteve reunida em missa na Catedral Sagrada Família para comemorar o 52º dia Mundial das Comunicações Sociais.

Cúria Diocesana

Rua Lira Paulista, 30
Jd. Bom Refúgio - São Paulo
05788-320

11 3584-9000


© - Diocese de Campo Limpo.
Voltar ao Topo