Rede Communio: O Amor em ação!
Fazer o bem a qualquer pessoa, sem distinção, é a proposta da Rede Communio que com menos de cinco anos de existência já é gigante em solidariedade!
Fazer o bem a qualquer pessoa, sem distinção, é a proposta da Rede Communio que com menos de cinco anos de existência já é gigante em solidariedade!
Mais que uma rede de solidariedade a Rede Communio é a rede do amor em ação. Com muita alegria e entusiasmo e sentados muito a vontade na sala sede da rede, Ivan Nepomuceno, Cristian Leão e Luísa Nascimento, falam entusiasmados sobre o projeto que nasceu há quase cinco anos com grandiosas expectativas.
Atuante na região do Morumbi e com sede na Cáritas Santa Suzana foi idealizada e é mantida por Daniel Domeneghetti e tem o apoio do Padre Manoel Corrêa Viana Neto, pároco da paróquia Santa Suzana, forania Morumbi.
Há quase cinco anos, Ivan Nepomuceno, gestor operacional desde a fundação, capta voluntários através dos talentos. Isto mesmo, talento é a palavra de ordem. “Todas as pessoas podem doar alguma coisa e não falo de dinheiro ou bens, uma ajuda profissional de qualquer tipo é bem vinda, não há quem não possa doar nada, serve até tempo”, comenta Ivan.
A Rede Communio funciona como uma grande corrente. Quem é beneficiado automaticamente vira voluntário colocando seu talento à disposição, não importa a função nem se tem formação. Por exemplo, se uma pessoa se cadastra precisando de atendimento psicológico e é profissional da área jurídica, jardinagem, comunicação, diarista ou professor entre outros, deverá oferecer seu tempo e talento para ajudar outra pessoa de acordo com o que sabe e tem a oferecer, não sendo necessariamente uma troca, o beneficiário é acionado de acordo com a demanda do talento oferecido.
Além disto, são oferecidos pela rede cursos diversos, entre eles, inglês, ginástica, aulas de crochê, zumba e indicação para empregos, não como uma agência de recolocação, mas, como uma ponte de ligação entre o profissional e o empregador. Quase todas as oficinas são realizadas em salas cedidas pela cáritas, com exceção das aulas de zumba, que são acontecem no pátio da delegacia na mesma rua e segundo Ivan “é a turma mais animada”.
Com menos de cinco anos a rede já realizou milhares de atendimentos. Só em 2017 foram 1031 atendimentos (dos mais diversos, sendo o atendimento psicológico o mais solicitado), seis cursos realizados e 32 pessoas recolocadas no mercado de trabalho. Este ano eles pretendem superar esses números e até o fechamento desta matéria mais de 320 atendimentos já eram contabilizados em 2018.
Carina Endo, nutricionista, ajuda na alimentação das crianças da cáritas e participa da rede fazendo atendimento clínico nutricional para todas as idades, “sou muito feliz em poder oferecer meu trabalho, as pessoas aqui são muito dedicadas, é muito bom receber o carinho de todos da rede”, salienta.
A Rede Communio usa como logomarca o coração. Órgão do corpo humano que simboliza o amor. No caso da Communio, um coração amarelo faz brotar outro coração na cor vermelha. O amarelo simboliza o voluntário que está abraçando o beneficiário com a ajuda oferecida, o coração vermelho, é o beneficiário que uma vez acolhido e atendido faz funcionar a rede do amor em ação, um sempre está ligado ao outro.
Não existe pré-requisito para a utilização do serviço e o cadastro pode ser feito pelo site. Qualquer um pode ser um voluntário e contribuir com seu talento para ajudar a quem precisa.
Site: redecommunio.com.br
Instagram: instagram.com/redecommunio
Facebook: facebook.com/redecommunio
WhatsApp: (11) 99578-5878
Telefone: (11) 3743-3007
Endereço: Rua David Ben Gurion, 817 - Jardim Monte Kemel