Skip to main content

Terço nas mãos, fé no coração e muita oração!

Movimento do Terço dos Homens se reúne para tarde de atualização, oração e confraternização a nível diocesano.

 |  Redação  |  Diocese
Andrea Rodrigues

Movimento do Terço dos Homens se reúne para tarde de atualização, oração e confraternização a nível diocesano.

A coordenação diocesana do Terço dos Homens se reuniu com os coordenadores paroquiais do movimento no último sábado (28/04) para uma tarde de formação. Mais de sessenta representantes do Terço dos Homens participaram deste momento de espiritualidade e confraternização. O Terço dos Homens já existe em inúmeras paróquias na Diocese de Campo Limpo, o movimento atinge todas as nove foranias.

Por que terço dos homens? Origem da devoção? Além destes, outros questionamentos e dúvidas quanto à prática da oração do terço foram abordadas e discutidas. Em grupos, por foranias ou partilhando com o colega, o aumento a devoção ao santo terço foi o assunto mais comentado e comemorado.

Em união e como parte do encerramento da reunião todos juntos e em uníssono rezaram o terço partilhando as graças recebidas pela intercessão de Nossa Senhora. Entre um mistério e outro, músicas dedicadas a Nossa Senhora foram entoadas preenchendo o ambiente com o som grave das vozes embargadas de emoção e devoção.

A coordenação diocesana comemorou junto com todos os membros o trabalho que está sendo realizado pela coordenação diocesana na elaboração do subsídio do Terço dos Homens que tem previsão de lançamento para novembro.

Para os participantes deste movimento, esta devoção, apesar da simplicidade, transforma verdadeiramente as vidas, são muitos os testemunhos, são muitas as recuperações e o maior objetivo é fazer com que o Terço dos Homens esteja em todas as paróquias.

Devoção e crescimento

O terço dos homens, como o nome sugere, é a oração do terço realizada pelos homens. O objetivo principal é resgatar a tradição da oração do terço convidando homens de todas as idades para voltar ao seio da igreja.

Desde 2008, quando as romarias do movimento começaram a acontecer ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, os grupos paroquiais deram um salto de crescimento. Pouco tempo depois, o então Padre Darcy Niccioli, Reitor do Santuário, atual Bispo Auxiliar de Aparecida, sugeriu aos romeiros do Terço dos Homens solicitar à presidência da CNBB, a nomeação de Dom Gil como Bispo Referencial para o Terço dos Homens em nível nacional. O pedido foi prontamente acolhido pelo então Presidente, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que o nomeou para esta missão.

A 10º Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário de Aparecida ocorreu dias 16  e 17 de fevereiro de 2018 e reuniu mais de 70 mil homens à Casa da Mãe Aparecida, se tornando a maior romaria recebida no Santuário Nacional. A diocese de Campo Limpo esteve representada com centenas de participantes.