Skip to main content

Pastoral da Ecologia

Representante da Diocese de Campo Limpo participa da Pré-COP Leste em preparação à Conferência da ONU sobre o Clima

Encontro em Belo Horizonte reforçou o protagonismo da Igreja na luta por justiça climática e o compromisso com o cuidado da Casa Comum.
 |  Com Informações da CNBB  |  Igreja no Brasil

Entre os dias 25 e 27 de julho, Belo Horizonte (MG) sediou a Pré-COP Leste, encontro preparatório da Igreja Católica rumo à COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA). O evento reuniu representantes dos regionais Leste 1, Leste 2, Leste 3 e Sul 1 da CNBB, e contou com a participação de Maria de Lourdes Marques Ribeiro, coordenadora da Pastoral da Ecologia Integral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, representando a Diocese de Campo Limpo.

A Pré-COP teve como objetivo mobilizar a Igreja e preparar agentes multiplicadores para a missão urgente de promover uma verdadeira conversão ecológica, como pede o Papa Francisco na encíclica Laudato Si’. O encontro também proporcionou formação e articulação entre lideranças pastorais, organizações e comunidades comprometidas com a justiça climática e socioambiental.

ecologia2

A abertura foi marcada por um momento de espiritualidade e cultura, com a oração à Nossa Senhora D’Abadia da Água Suja e uma apresentação do povo indígena Xucuru Kariri. Ao longo dos três dias, os participantes debateram temas como centralidade da vida e dignidade humana, direitos da terra, descarbonização e falsas soluções, justiça climática e reparação histórica, soberania dos povos, e críticas ao modelo econômico predatório e à chamada “economia verde”.

Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo de Amparo (SP), que também participou da Pré-COP, destacou o papel da fé na construção de uma nova mentalidade ecológica: “Precisamos de um compromisso cristão com a ecologia integral”. Já dom Francisco Cota, bispo de Sete Lagoas (MG), alertou para a gravidade do momento: “Não estamos mais diante de mudanças climáticas, mas de uma grave crise climática que exige pressão política e conversão pessoal”.

ecologia4

Na avaliação de Maria de Lourdes, a participação da Diocese de Campo Limpo neste processo é um passo importante: “A iniciativa busca capacitar agentes comprometidos com o cuidado da Casa Comum. Como pede o Papa Francisco, é preciso que a Igreja esteja na linha de frente dos processos de mobilização e conscientização ecológica.”

A Pré-COP Leste foi organizada com o apoio da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB e se soma a outras iniciativas da Igreja no Brasil que apontam para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. Ao final do encontro, uma carta compromisso foi lida e será usada como base para as ações até a COP30.