Skip to main content

Cúria Diocesana de Campo Limpo

Inauguração das novas instalações da Cúria Diocesana marca novo capítulo para a Igreja Particular de Campo Limpo

Em dia dedicado à Imaculada Conceição, Diocese apresenta espaços renovados para melhor servir comunidades, paróquias e diocesanos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição de Maria, a Diocese de Campo Limpo inaugurou as novas dependências da Cúria Diocesana, abrindo oficialmente um novo ciclo estrutural e pastoral. O prédio, que por 28 anos acolheu a Casa Diaconal e depois o seminário propedêutico Sagrada Família, passou por ampla renovação após a transferência para Taboão da Serra, em fevereiro de 2024.

curia

Durante um ano e nove meses, cada sala, corredor e área antes privativa, foi sendo redesenhada, até que, agora, o espaço se apresenta como um conjunto integrado de serviços. Além das novas instalações administrativas, foram inaugurados o estúdio multimídia Beato Tiago Alberione, o novo espaço da Câmara Eclesiástica, agora unificada em prédio único, e o auditório São Paulo Apóstolo, totalmente revitalizado. A antiga secretaria da Catedral também ganhou nova casa, com acesso direto pela entrada principal da Catedral, aproximando ainda mais o serviço do público.

Sob acompanhamento do arquiteto Heberth Teixeira e do engenheiro Paulo Maia, a obra envolveu experiência somada ao empenho de pedreiros, técnicos, instaladores, eletricistas, pintores e equipes de apoio que também marcaram presença na inauguração. Cada metro do prédio carrega o trabalho silencioso de muitos.

A cerimônia reuniu o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; o bispo emérito Dom Luiz Antônio Guedes; autoridades civis; membros do clero; religiosas; agentes de pastoral e colaboradores da Cúria.

curia1

“Progredir sempre mais”

Às 15h30, na área externa da nova recepção, o bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, iniciou a celebração da bênção recordando a exortação paulina aos Tessalonicenses, “amai-vos uns aos outros” e “progredir sempre mais”, como inspiração para a nova etapa da Cúria.

“É nesse espírito que queremos inaugurar e abençoar este conjunto de espaços”, afirmou. “Tudo o que fizemos é para melhor servir os padres, as paróquias, as pastorais e o povo de Deus.”

curia2

Dom Valdir destacou o caminho percorrido pela Diocese e agradeceu o empenho das equipes que conduziram o processo, mencionando o trabalho articulado pelo ecônomo diocesano, monsenhor Agnaldo de Carvalho, e pelos diversos profissionais envolvidos, da administração à informática, da comunicação à execução física da obra.

Um percurso de bênçãos

A cada ambiente inaugurado, uma placa foi descerrada. A bênção começou pela recepção, passando pela secretaria episcopal, setores administrativos, jurídico, RH e contabilidade. Na Sala Rainha dos Apóstolos, onde cabem quase 30 pessoas, a bençao marcou simbolicamente o compromisso de uma gestão que se quer sinodal e acolhedora.

curia4

No Vicariato para a Comunicação, o estúdio multimídia Beato Tiago Alberione foi apresentado como marco histórico. O vigário episcopal, pe. Rodrigo Antônio da Silva, recordou que a inauguração ocorreu exatamente nos 60 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, que deu origem ao decreto Inter Mirifica, reconhecendo os meios de comunicação como “maravilhosas invenções” colocadas a serviço da evangelização.

A cerimônia seguiu para o auditório São Paulo Apóstolo e, depois, para a Câmara Eclesiástica, onde o vigário judicial, pe. Rodolfo Marinho, destacou a missão do órgão na administração da justiça na Igreja e o desejo de que, no futuro, possa tornar-se Tribunal Eclesiástico Diocesano.

curia5

Por fim, a nova secretaria paroquial da Catedral, agora com estrutura mais acessível e próxima dos fiéis, também recebeu a bênção. Padre Sandro, pároco, destacou essa proximidade e unidade de trabalhos que já fazem parte da rotina a secretaria paroquial.

Encerramento aos pés de Nossa Senhora

Na nave da Catedral, diante da imagem de Nossa Senhora, foi lida e assinada a ata de inauguração. Os presentes foram convidados a um coquetel, celebrando não apenas a entrega de um prédio renovado, mas a consolidação de um projeto voltado ao serviço, que deve ser pastoral, evangelizador.

curia6

O gesto que encerrou a tarde expressou o desejo que guiou toda obra: que cada setor, cada sala e cada atendimento refletem o compromisso de fazer “tudo por causa do Evangelho”, que este Evangelho esteja presente nas decisões, escutas e orientações que ali nascerão.