13º Muticom reúne 500 comunicadores católicos em João Pessoa
Aconteceu em João Pessoa (PB), no Centro de Convenções e Eventos, o 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, entre os dias 13 e 16 de julho. A edição anterior aconteceu em 2021 de forma on-line diante do avanço na época da Covid-19. Participaram este ano 500 comunicadores presencialmente e 70 de maneira remota. A temática principal do evento ‘Comunicar para a cultura do encontro’ permeou os seminários e temas de palestras de todos os dias.
Na abertura, na tarde do dia 13, Auten Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco, além de discursar de forma remota sobre o tema central, falou sobre o perfil reformador do Papa Francisco e de como ele lida com os desafios gerados a partir do Sínodo sobre a Sinodalidade proposto para a Igreja, que teve início em 2021 e está em andamento.
Na sexta-feira, 14 de julho, o dia foi repleto de conferências e uma das mais aguardadas foi a do novo Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Valdir José de Castro, que trouxe em seu tema: “Rumo à presença plena: a cultura do encontro no ambiente virtual”, muito do que o documento lançado em maio de 2023 pelo Dicastério para a Comunicação trata no documento que tem como título o tema da palestra: “Rumo a presença plena”.
“É preciso se relacionar. Estamos cada vez mais divididos, cada um na sua própria bolha. As redes nos ajudam, mas podem sim nos levar a um caminho de indiferença e a polarização, precisamos sair do ‘grupo dos iguais’ para nos encontrarmos com o outro e mais que isso, aceitar o outro. Claro não é fácil, mas pensemos sempre na parábola do Bom Samaritano, que nos desafia a enfrentar a ‘cultura do descarte’ e nos ajuda a sair das nossas zonas de conforto”.
Depois de um breve intervalo um fórum composto pelos pesquisadores membros do GRECOM (Grupo de reflexão sobre comunicação) Fernanda Medeiros, Aline Amaro da Silva, Alzirinha Rocha de Souza e Vinicius Borges fez o paralelo entre a realidade dos profissionais que atuam nas redes sociais e os influenciadores da fé.
No sábado, 15 de julho, tiveram outras duas conferências: “Amizade social na era da informação”, com a jornalista e vaticanista Mirticeli Medeiros e “Ecologia integral e cultura do bem viver”, por Márcia Maria Oliveira.
Na tarde de sexta e sábado, os debates foram realizados por meio de seminários. Entre os assuntos abordados de forma segmentada estiveram: comunicação e mobilização social, cultura do encontro e povos originários, literacia midiática e cidadania, catequese digital, algorética e inteligência artificial. A edição atualizada do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, lançada em maio de 2023, também ganhou espaço nestas oficinas e foi um dos seminários que os participantes de forma on-line puderam acompanhar.
A Arquidiocese da Paraíba, anfitriã do evento, mostrou a todos os participantes a cultura do estado onde o sol nasce primeiro além de toda a receptividade ímpar das mais de cem pessoas que fizeram parte da equipe de trabalho.
A Missa de encerramento, no sábado a noite, foi presidida pelo bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Valdir José de Castro. “Precisamos semear a semente da Palavra pelos diferentes meios, mas sobretudo, com a própria vida. Mas, antes, precisamos deixar que a Palavra germine em nós”, refletiu dom Valdir, sobre a parábola do semeador narrada no Evangelho do 15º Domingo do Tempo Comum.
O bispo ainda refletiu que o Muticom não é um ponto de chegada, mas de partida. “A cultura do encontro é o único caminho que temos para uma sociedade de humanidade e fraternidade”. Concelebraram a eucaristia diversos bispos, padres e diáconos que participaram do encontro.
No momento pós-comunhão, foi lida, pelo Coordenador Nacional da Pascom, Marcus Tullius, a carta-compromisso do 13º Muticom, onde os participantes destacaram as reflexões a partir do pontificado do Papa Francisco, inspiradas no tema “Comunicar para a cultura do encontro”. Leia a carta-compromisso fruto do 13º Muticom.
No final da celebração, foi anunciada a sede da próxima edição do evento: a capital amazonense, Manaus, que sediará o 14º Muticom, em 2025, ainda sem dia e mês definidos.
Cerca de 80 participantes tiveram a oportunidade de na manhã do dia 16, fazer um citytour pelas igrejas históricas da capital paraibana.