2026: Encontros de Fé e Política nas paróquias e comunidades

Com muito ânimo após nosso 1º Encontro Diocesano de Fé e Política, realizado em outubro do ano passado com a presença de lideranças históricas e a participantes de diversas comunidades, paróquias e pastorais da diocese, estamos planejando nossas atividades em 2026.
Em reunião no último sábado, 7 de fevereiro, participantes da Pastoral Fé e Política, Pastoral da Pessoa com Deficiência, Pastoral Operária, Congregação das Irmãzinhas da Assunção e das Paróquias Divino Espírito Santo, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis, São João Batista e São Sebastião planejamos reuniões formativas nas paróquias da diocese sobre a importância da atuação de leigos e leigas na construção de políticas públicas em nossos territórios, atuação permanente que, em 2026, ano de Eleições Gerais, assume a urgência das discussões sobre a importância do voto, do fortalecimento da democracia e de candidaturas efetivamente compromissadas com os valores do Evangelho: a opção preferencial pelos pobres e a prioridade das políticas sociais e ambientais nos territórios mais vulneráveis.
Nas duas últimas eleições gerais em 2018 e 2022, tivemos taxas muito altas de abstenções no país: 20,3% em 2018 e 20,9% em 2022 no primeiro turno, com ligeiras quedas no segundo turno das eleições. É também nosso compromisso como cristãos reafirmar o valor fundamental da democracia e a importância das eleições para a formulação de políticas públicas que efetivem a garantia dos direitos sociais no país.

A Campanha da Fraternidade 2026 “Fraternidade e Moradia: Ele veio morar entre nós (Jo 1,4)” tem como tema justamente a garantia de um direito fundamental: a moradia para todos. Nos municípios de nossa diocese, há décadas os movimentos de moradia lutam por esse direito, que definem muito bem como a porta de entrada para todos os direitos. Em São Paulo, temos hoje quase 100 mil pessoas vivendo em situação de rua (dados de maio de 2025 do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua da UFMG), realidade terrível que deve ser enfrentada por políticas sólidas de assistência social, de habitação e de geração de trabalho e renda.
As reuniões de formação de Fé e Política em grupos, comunidades e paróquias da diocese são importantes para reafirmar “a vida em plenitude” (Jo 10,10), que se traduz em direitos sociais, econômicos, políticos e culturais para todos e, em especial, para os mais pobres, mulheres, negros e jovens, revertendo a exclusão social e a miséria, os preconceitos, discriminações e violências que ainda são a dura realidade em muitos locais de nossas cidades e de todo o país, no campo e nos centros urbanos.
O primeiro encontro formativo está sendo organizado pela Paróquia Divino Espírito Santo no Parque Regina em 21 de fevereiro, com a participação de paroquianos e de familiares das crianças das turmas de catequese.
Estamos organizando as atividades deste ano; se quiser organizar um encontro em sua comunidade ou paróquia, entre em contato. Participem conosco dessa construção!
Entre em contato com a Pastoral Fé e Política pelo whatsapp (11) 96575-2727 ou pelo e-mail




