4ª Romaria Diocesana do Apostolado da Oração ao Santuário Bom Jesus de Pirapora
No domingo, 5, centenas de fiéis participaram da 6ª Romaria do Apostolado da Oração da Diocese de Campo Limpo. É a quarta vez que a concentração acontece em frente à Paróquia Santuário do Bom Jesus de Pirapora, na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Anteriormente os romeiros seguiam para a cidade de Itu.
Segundo a coordenação do movimento em torno de 1500 associados, oriundos de 35 paróquias de todas as foranias, participaram desta edição da romaria para o Santuário Bom Jesus, na cidade que leva o mesmo nome no município localizado na zona oeste da grande São Paulo. Mesmo com as altas temperaturas, que chegaram à marca dos 29 graus na hora da celebração eucarística, os fiéis participaram aminados e emocionados.
A santa missa, às 11 da manhã, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro e concelebrada pelos padres Juan Antonio M. Torralba Jr, Vitor Luiz de Freitas, Sandro Ely de Oliveira e o Assessor Diocesano do Apostolado, padre Cesar Silva Rossi. Esta é a primeira romaria do Apostolado da Oração com a participação de Dom Valdir, que assumiu a diocese a pouco mais de dois meses.
Já às 9h30 da manhã, havia uma grande movimentação na praça em frente ao santuário de homens e mulheres do apostolado com suas camisetas e fitas características. Um altar para a celebração é montado em frente à igreja, que em seu interior não comporta tantas pessoas. O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos mensalmente nas intenções mensais de oração do Papa.
A visita foi mais uma vez foi planejada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos e da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes da cidade, que foi responsável por toda a parte logística, incluindo o desembarque e estacionamento dos 35 ônibus vindos da diocese.
Homilia
Em sua homilia, Dom Valdir, falou da importância de encontrar com Jesus: “Estamos aqui perseverantes participando da Eucaristia, para nos encontrarmos com Jesus Eucarístico, nos encontrarmos com a sua Palavra, claro, encontramos também Jesus nos momentos de oração que temos em nossas casas, nas nossas paróquias. Temos que buscar na nossa fé, o sentido que dá sabor a nossa vida, que dá coragem, que dá força para rezar e ser luz.”
E a luz do Evangelho falou sobre ser luz: “Ninguém gosta de viver na escuridão, não é verdade? Veja o que nos diz Jesus: Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louve o vosso Pai que esta no céu. Vamos repetir? Ao coração de Jesus devemos levar as nossas boas obras para que sejamos assim, Sal e Luz, nos inspirando e nos deixando guiar pelo Espírito Santo, que sopra na Igreja, sopra nos corações”.
E falou ainda sobre boas obras: “As boas obras de que fala Jesus está nas pequenas coisas, pequenas, mas que aos olhos de Deus são grandes. Visitar um doente é um boa obra? Tratar bem os vizinhos é uma boa obra? Cuidar bem dos filhos, da família é uma boa obra? Ser misericordioso é uma boa obra? Vejam, vocês responderam sim para todas as perguntas, então vocês sabem quais podem ser as boas obras que podemos realizar, na família, no trabalho e em nossas comunidades paroquiais, agindo assim cresceremos como diocese para crescer como Igreja”.
Encerramento
No término da missa, muitos associados aproveitaram para visitar a imagem do Senhor Bom Jesus no interior do santuário e tirar fotos com o novo bispo diocesano, muitos presentes tiveram contato com ele pela primeira vez. O Apostolado da Oração de Campo Limpo teve ainda, depois do intervalo para almoço, um momento de oração conduzido padre assessor.