Em homenagem a professores, diocese promove Encontro de educadores
Encontro foi realizado na Catedral Sagrada Família e reuniu professores e educadores de todas as partes da diocese.
Encontro foi realizado na Catedral Sagrada Família e reuniu professores e educadores de todas as partes da diocese.
Em 14 de outubro realizou-se em nossa diocese o encontro Diocesano de educadores. Este encontro teve como objetivo principal homenagear nossos professores e contribuir de alguma maneira para o meio educacional onde nossa diocese está inserida.
Nossa preocupação e o nosso interesse é ajudar naquilo que for possível e melhorar as condições de trabalho do professor que está cansado e desanimado com as coisas que estão acontecendo nas escolas, a violência, o descaso de nossos governantes e o rumo que está tomando os parâmetros curriculares.
Tudo é possível se existe amor doação e parceria para Um Mundo Melhor. Foi discutido temas atuais que o professor se sente inseguro por não estar devidamente preparado para enfrentar no seu dia a dia; atualidades emergentes que chegou atropelando o conhecimento de qualquer professor; a tecnologia.
Abertura foi animada pelo padre Douglas, assessor da pastoral da Educação e o Mateus Aranha membro desta pastoral. A Professora Edna Miyazaki, coordenadora da pastoral da educação, realizou uma dinâmica intitulada sonho no lixo para fazer uma provocação antes da primeira palestra ( que deu resultado), pois a devolutiva foi imediata.
Nosso primeiro convidado o educador, mestre e doutor em história da educação, letras e literatura, filosofia da educação, Gabriel Perissé falou sobre o tema “Desafios do professor do Futuro na Idade Midia.
Dentro deste tema Gabriel Perisse foi muito claro quando colocou que temos que mudar nossa postura enquanto professor, pois as mudanças estão aí e se não aderirmos a elas e insistirmos em permanecer na “ Idade Média “, seremos engolidos pela modernidade tecnológica. Ele mostrou os benefícios e os malefícios que a tecnologia traz e deixou algumas dicas para o professor saber lidar com esta ferramenta que se bem usada pode trazer muitos benefícios para o professor inclusive para os pais.
Ouve um intervalo para um café bem reforçado preparado pela equipe do Ensino Reigioso e foi animado pela Camila Perrucine da Paróquia São Judas Tadeu que abrilhantou o intervalo com músicas bem anima.
Após o café tivemos uma segunda palestra proferida pelo convidado Dom Carlos Lema Garcia bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo responsável pelo vicariato da Educação do regional Sul 1 da CNBB e membro suplente do Conselho Estadual da Educação de São Paulo. Ele falou dentro do tema “ Educar como Ato de Amor”.
Com este tema mostrou aos educadores presentes que diante de qualquer modernidade, se não trabalharmos com amor, se não educarmos por amor a Jesus Cristo que foi nosso primeiro educador, nada dará certo. Quando somos chamados a educar temos que discernir Nossa vocação ao amor por Cristo, depois amar os nossos educandos e os frutos bons serão apenas consequência deste trabalho. Quando amamos de verdade o que fazemos estamos abertos a qualquer tipo de mudança.
Falou também um pouco da aprovação do ensino religioso nas escolas públicas pelo Supremo Tribunal, Quais as expectativas e quais as diretrizes que serão tomadas para regulamentação que será feita pelos Estados.
Estiveram presentes durante as palestras além dos educadores Dom Luiz Antonio Guedes, nosso Bispo Diocesano, Padre Reinaldo, Padre Silvestre da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho responsável pela área 3 de evangelização da nossa Diocese, aonde está inserida a Pastoral da Educação, Padre Douglas que é o assessor da pastoral da Educação.
O encontro foi encerrado com a santa missa presidida pelo nosso Bispo Dom Luiz Antonio Guedes e concelebrada pelo bispo Dom Carlos Lema Garcia, Padre Silvestre, Padre Sandro, Padre Renato assessor da pastoral Universitária e o nosso assessor Padre Douglas.