Equipe de animação do sínodo diocesano divulga síntese da fase Continental do Sínodo
A Equipe diocesana do sínodo, depois de alguns encontros, concluiu a nova escuta às dioceses da Fase Continental do caminho sinodal.
A equipe respondeu as três questões da fase continental, propostas pelo DEC, que teve com como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2), as respostas foram registradas no formulário eletrônico preparado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo e já foi consolidada pela equipe nacional.
Leia o documento Diocesano da Etapa Continental Etapa continental
Entre os dias 6 e 10 de março estarão reunidos em Brasília (DF) os delegados das Conferências Episcopais do Cone Sul, (Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil), para trabalhar exclusivamente o Documento da Etapa Continental, à luz da metodologia da conversa espiritual, e tomando como eco o que foi discernido nas Dioceses. América Central e México, Caribe e países bolivianos já realizaram este encontro.
Finalizada esta fase, dois delegados de casa região se reunirão em Bogotá (Colômbia) para elaborar, também num quadro de discernimento, a síntese continental.
Depois disto uma reunião de bispos esta prevista para que, conforme solicitado pelo Documento, possam reler colegialmente a experiência sinodal vivida com base no seu carisma e responsabilidade específicos, mas respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus.
Este documento será enviado até 31 de março de 2023 à Secretaria Geral do Sínodo para constituir, juntamente com os dos outros seis continentes, a base do Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro de 2023 e a sua segunda sessão em outubro de 2024.