Skip to main content

Sínodo

Equipe de animação do sínodo diocesano divulga síntese da fase Continental do Sínodo

Na fase Continental, a equipe diocesana respondeu três questões que teve com como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2), respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A Equipe diocesana do sínodo, depois de alguns encontros, concluiu a nova escuta às dioceses da Fase Continental do caminho sinodal.

A equipe respondeu as três questões da fase continental, propostas pelo DEC, que teve com como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2), as respostas foram registradas no formulário eletrônico preparado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo e já foi consolidada pela equipe nacional.

Leia o documento Diocesano da Etapa Continental Etapa continental

Entre os dias 6 e 10 de março estarão reunidos em Brasília (DF) os delegados das Conferências Episcopais do Cone Sul, (Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil), para trabalhar exclusivamente o Documento da Etapa Continental, à luz da metodologia da conversa espiritual, e tomando como eco o que foi discernido nas Dioceses.  América Central e México, Caribe e países bolivianos já realizaram este encontro.

Finalizada esta fase, dois delegados de casa região se reunirão em Bogotá (Colômbia) para elaborar, também num quadro de discernimento, a síntese continental.

Depois disto uma reunião de bispos esta prevista para que, conforme solicitado pelo Documento, possam reler colegialmente a experiência sinodal vivida com base no seu carisma e responsabilidade específicos, mas respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus.

Este documento será enviado até 31 de março de 2023 à Secretaria Geral do Sínodo para constituir, juntamente com os dos outros seis continentes, a base do Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro de 2023 e a sua segunda sessão em outubro de 2024.

 


Notícias Relacionadas

CDP: Síntese conclusiva do Processo de Escuta Sinodal e eleições na pauta

CDP Ampliado teve como pauta principal a apresentação da síntese conclusiva sinodal diocesana.

Atualização do clero: sinodalidade, comunicação e conversão

Neste ano, a atualização teológico-pastoral do clero de Campo Limpo trouxe três temas norteadores para a missão evangelizadora da Diocese.

Equipe de animação do sínodo no Brasil divulga síntese das escutas de 183 dioceses brasileiras para a fase continental do sínodo

A Equipe de Animação do Sínodo no Brasil divulgou na sexta-feira, 3 de março, a síntese da nova escuta enviada por 183 dioceses brasileiras.

O Sínodo dos Influenciadores: 67% dos católicos digitais querem mudanças

 Influenciadores católicos também participaram do processo sinodal aberto por Francisco para saber com qual Igreja os missionários digitais sonham.