Skip to main content

7º Plano de Evangelização

Escuta comunitária: Diocese lança subsídio sobre comunhão, participação e missão em 16 de agosto

Com início marcado para 16 de agosto, a proposta visa aprofundar a vivência da escuta em todas as comunidades e paróquias, contribuindo para o próximo Plano Diocesano de Evangelização.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Com o propósito de dar continuidade à Caminhada Sinodal iniciada com o processo mundial convocado pelo Papa Francisco, a Diocese de Campo Limpo se prepara para mais  uma etapa de escuta, partilha e discernimento comunitário. Este novo momento será oficialmente aberto no próximo dia 16 de agosto, às 9 horas, na Catedral Sagrada Família, com o lançamento do subsídio Caminhar Juntos em preparação para o 7º Plano Diocesano de Evangelização.

O subsídio, com três encontros propostos, norteará a escuta sinodal que se estenderá de agosto de 2025 a junho de 2026. Para melhor compreensão da proposta, cada paróquia deverá enviar ao menos dois representantes ao encontro de lançamento; esses atuarão como multiplicadores, promovendo os encontros em suas respectivas comunidades.

Os encontros podem ser realizados nas comunidades paroquiais ou ainda nas casas, conforme a realidade local. Cada grupo poderá contar com até 10 participantes, mas não há limite para o número de grupos por paróquia. É possível formar quantos forem necessários, divididos por comunidades, pastorais ou movimentos, pequenos grupos facilitam a escuta. A duração dos encontros pode variar conforme a dinâmica adotada, mas estima-se que cada um deles dure entre 1h30 e 2h, incluindo momentos de oração, partilha e reflexão.

O material está dividido em três encontros, cada um voltado a um aspecto fundamental da sinodalidade: comunhão, participação e missão. A proposta é que, a partir da escuta no Espírito, da meditação da Palavra de Deus e de textos formativos, os participantes reflitam sobre como esses pilares estão sendo vividos em sua realidade local, identificando avanços, desafios e sugestões para o futuro. Ao final do processo, cada paróquia deverá elaborar uma síntese com as  contribuições dos grupos, a ser enviada à Equipe de Pastoral Diocesana, que reunirá os conteúdos que nortearão a construção do 7º Plano Diocesano de Evangelização.

O primeiro encontro, dedicado à Comunhão, convida os participantes à experiência da escuta verdadeira, da autenticidade no falar e da acolhida silenciosa que permite compreender o outro com amor, humildade e perdão. O segundo encontro, sobre a Participação, desafia a comunidade a enxergar suas diferenças como riqueza, e não como obstáculo, valorizando as contribuições de cada membro para o bem comum. Por fim, o encontro sobre a Missão propõe uma reflexão sobre a identidade missionária da Igreja e de cada batizado, chamados a serem discípulos e missionários no mundo de hoje, com atenção especial às periferias humanas e existenciais.

Após cada encontro, os grupos responderão a perguntas orientadoras cujas respostas deverão ser enviadas ao Setor Pastoral da Diocese no final de todos os encontros. Embora o processo de escuta se estenda até junho de 2026, os grupos que fizerem todo o processo antes deste prazo já poderão enviar ao Setor Pastoral suas respostas e reflexões. A orientação é que todas as sínteses sejam enviadas até a primeira semana de julho de 2026.

A expectativa da Diocese é que haja máxima participação, com envolvimento de todos os grupos, pastorais e movimentos paroquiais. Trata-se de uma grande oportunidade de contribuir ativamente para o futuro da caminhada evangelizadora diocesana.

Para ampliar a compreensão sobre o processo, a Diocese de Campo Limpo oferecerá materiais complementares em seu site e redes sociais, como vídeos explicativos, ilustrações e o subsídio também estará disponível para fazer download. O subsídio impresso deverá ser solicitado pela paróquia através de link disponível no site, totalmente sem custo. Haverá também a possibilidade de participação individual por meio de um questionário online, que estará disponível no site da Diocese: www.dcl.org.br.

O coordenador diocesano de pastoral, padre Ezaques Tavares, destaca que este é um momento de “extrema importância para pensarmos juntos a caminhada pastoral nos grupos eclesiais e nas estruturas paroquiais”. Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, enfatiza: “É preciso considerar as diversas realidades de nossa Diocese, lendo os sinais dos tempos à luz do Evangelho e buscar indicações para uma vivência fecunda de nossa fé”.

Embora seja possível participar de forma individual, a proposta da Diocese privilegia a vivência comunitária. O caminho sinodal se sustenta na partilha em grupo, fortalecendo os vínculos e a comunhão eclesial. O discernimento não é apenas uma tarefa técnica, mas um caminho espiritual, que exige abertura ao outro e sensibilidade à ação do Espírito.

A Diocese de Campo Limpo convida todas as comunidades a se engajarem nesta proposta, sonhando e construindo, juntos, uma Igreja cada vez mais aberta, participativa e comprometida com o anúncio do Evangelho. A Equipe de Pastoral também estará à disposição para orientar e acompanhar os grupos ao longo de toda a caminhada.