Skip to main content

Pastoral da Sobriedade

Membros da Pastoral da Sobriedade da diocese participam de curso de capacitação em Ribeirão Preto

O curso foi ministrado pela equipe de formação nacional da Pastoral.
 |  Keli Santos  |  Diocese
Fotos: Arquivo Pessoal

Nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2024, a Diocese de Campo Limpo foi representada pelos Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Sobriedade, Keli Santos e Robson Almeida, juntamente com a Assessora Maria Aparecida e o Tesoureiro Mario Tada, durante a participação no Curso de Formação de Multiplicadores de Agentes da Pastoral da Sobriedade, em Ribeirão Preto. O curso foi ministrado pela equipe de formação nacional da Pastoral, composta pelo Padre Sidney Teixeira da Silva e Denise Ferreira de Souza Ribeiro, com a presença do Bispo Referencial Nacional da Pastoral da Sobriedade, Dom Nélio Domingos Zortea, Bispo de Cruz Alta, Rio Grande do Sul.

No Brasil, quase 100 milhões de pessoas são afetadas diretamente ou indiretamente pelo flagelo das drogas. Hoje, enfrentar a dependência é um desafio que requer suporte eficaz para prevenir e recuperar dependentes químicos. Superar estigmas, preconceitos e a visão de que a dependência é apenas um problema individual é crucial, uma vez que afeta toda a família e a comunidade.

A Pastoral da Sobriedade está comprometida com os princípios cristãos e os 12 Passos, o que demanda esforço, dedicação e perseverança diante dos desafios enfrentados por aqueles que buscam a sobriedade. Enfrentando desafios relacionados à conscientização, alcance, epidemia de drogas, atuação política e manutenção de sua missão de transformar vidas e famílias através da sobriedade.

A formação de novos multiplicadores assegura a contínua transformação da pastoral. À medida que os agentes mais experientes passam o bastão ou compartilham seus conhecimentos, a pastoral continuará seu trabalho de forma progressiva e sustentável. Além disso, proporcionará a todos os agentes novas ideias e mais conhecimentos sobre os 12 Passos da Pastoral da Sobriedade, sempre mantendo a identidade e baseados no Evangelho de Jesus Cristo Libertador, com a intercessão de Nossa Senhora da Piedade, respeitando nossa doutrina e capacitando todos para enfrentar os desafios que enfrentamos com a dependência e as famílias.

A Pastoral da Sobriedade é um farol de apoio, amor e compreensão, e sua dedicação é um testemunho poderoso. Que cada novo multiplicador e agente formado possam ser um elo forte nessa corrente de solidariedade, ajudando a transformar vidas e restaurar a esperança."

A Pastoral da Sobriedade da Diocese do Campo Limpo agradece a todos os envolvidos.  Sobriedade e Paz , só por hoje graças a Deus.