Skip to main content

Formação Litúrgica

Padres, diáconos e seminaristas participam de formação litúrgica da 3ª Edição do Missal Romano

A Ação Evangelizadora Litúrgica da Diocese organizou uma formação para o clero para apresentar as particularidades da 3ª edição típica do Missal Romano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Marcos Leonardo

A Igreja no Brasil se prepara para receber e implementar o uso da 3ª edição típica do Missal Romano. Com a tradução para o português do Brasil aprovada pela Santa Sé, as dioceses terão até o 1º domingo do Advento para iniciar oficialmente o uso dos textos litúrgicos atualizados. 

A Ação Evangelizadora Litúrgica da Diocese organizou, através do seu assessor, padre Sandro Ely de Oliveira, uma formação para o clero para apresentar as particularidades e o que é próprio para a Igreja no Brasil, além de recordar e aprofundar o significado e a importância do Missal Romano na liturgia da Igreja.

missal4
Clero participa de formação litúrgica. — Imagem: Marcos leonardo.

A manhã de reflexão aconteceu no Salão Sagrada Família no dia 21 de setembro e foi ministrada pelo padre Eduardo Binna, do clero da Arquidiocese de São Paulo, doutor em Teologia pelo Pontifício Instituto Oriental de Roma.

Para o assessor da Área de Ação Evangelizadora Litúrgica da Diocese, padre Sandro Ely de Oliveira, “a intenção deste encontro formativo é, além de nos encontrarmos, saber o que muda e quais as novidades da 3ª edição do missal”. Padre Sandro lembra ainda que já existem duas outras formações marcadas para este ano:uma sobre Advento e a outra sobre a liturgia do Natal. “No dia 21 de outubro teremos uma formação sobre o tempo do Advento e no dia 18 de novembro outra para falar sobre o Natal”, lembra.

O texto que agora será usado por toda a Igreja no Brasil é uma revisão da tradução feita do latim para o português do Brasil. A 3ª edição do Missal traz as disposições litúrgicas e canônicas de 1975 em diante. Foi promulgada em 2002 por São João Paulo II e revisada em 2008. A tradução brasileira, além das disposições da revisão de 2008, também contém os acréscimos feitos pelos Papas Bento XVI e Francisco.

missal1
Momento de confraternização durante a manhã de encontro. — Imagem: Marcos Leonardo.

Padre Eduardo Binna enfatizou a importância da atualização para o clero: “Foi um encontro muito frutuoso de curiosidades e trocas. Nos aprofundamos na estrutura do missal, sua teologia, aquilo que é importante e também o que é secundário. A proposta foi apresentada usando como pano de fundo a teologia eucarística e depois toda a sua ritualidade. Com isso, apresentamos as novidades do novo livro, que não é um novo missal. Vale sempre dizer da  sua importância, nele estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas”.