Skip to main content

Assembleia Paroquial

Assembleia Paroquial de Pastoral define prioridades para 2023

A Paróquia São Luís Gonzaga realizou Assembleia Pastoral no início do mês para avaliar os caminhos percorridos e traçar metas e definir prioridades para 2023.
 |  Adriano Barboza  |  Paróquias

Um pouco mais de 60 irmãos, dos quais estavam presentes as lideranças pastorais, movimentos e serviços da Paróquia São Luís Gonzaga, Forania Mirim Guaçu, estiveram no dia 04 de fevereiro no Salão da Igreja Matriz para a realização da Assembleia Paroquial de Pastoral no propósito de avaliar, planejar e celebrar a caminhada.

A Assembleia Pastoral Paroquial é o organismo mais importante para o exercício da corresponsabilidade e das decisões a respeito dos objetivos e metas prioritárias da ação evangelizadora de uma comunidade paroquial.

É sempre um momento muito importante da caminhada, onde se avalia e define os caminhos a serem percorridos, mediante as orientações da Igreja. A Assembleia Paroquial tem por finalidade principal: apresentar o documento da CNBB 109, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 - 2023, com seus quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária e definir as prioridades pastorais para o ano de 2023.

Dentre as reflexões estabelecidas, constatamos que, nosso objetivo paroquial para o ano de 2023 será: Evangelizar as pessoas e as comunidades, acolhendo, anunciando e testemunhando a alegria do Evangelho, por meio da formação de discípulos (as) missionários (as) de Jesus Cristo para uma significativa experiência de vida em comunidades eclesiais missionárias, comprometidas com a vivência dos valores do Reino de Deus, à luz da opção preferencial pelos pobres.

Queremos incentivar as Comunidades Eclesiais Missionárias com a leitura orante da Bíblia, celebrações nas casas, novena, terço e celebrações dos padroeiros das comunidades. E acima de tudo, priorizar a formação centrada na pessoa (cultura do encontro) em todas pastorais e movimentos, articular junto com os membros pistas de ação para que cada pastoral, movimento e serviço não caia no comodismo, ou mesmo fazer só aquilo que estão acostumados, mas que possam agir e ir ao encontro daqueles que mais precisam. Cada comunidade, pastoral, movimento e serviço recebeu o calendário paroquial de atividades pastorais para o ano de 2023.

Encerramos a Assembleia Paroquial com a oração final. Que nossa caminhada seja marcada por este desejo sincero de fazermos a vida acontecer, e que sejamos instrumentos geradores de vida e esperança para todos.