Skip to main content

Dedicação do Altar

Bispo diocesano preside rito de dedicação do altar da paróquia Santa Ana e São Joaquim

Dom Valdir José de Castro celebrou rito de dedicação do altar da matriz da paróquia Santa Ana e São Joaquim, forania Taboão da Serra, em cerimônia no dia 07 de maio.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Aconteceu no domingo, 07 de maio, na matriz da paróquia Santa Ana e São Joaquim, forania Taboão da Serra, a santa missa do 5º domingo da Páscoa com a dedicação do altar.

A Celebração Eucarística com os ritos de dedicação do altar foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp e concelebrada pelo pároco Wellington Angelino da Silva. A cerimônia contou ainda com a assistência do cerimoniário padre Sandro Ely de Oliveira.

Desde que foi empossado na paróquia, em 17 de outubro de 2020, padre Welligton já fez algumas reformas que, ampliaram o espaço da igreja e reestruturação do presbitério.

Em sua homilia o bispo diocesano falou sobre encontrar o caminho, o que no guia: “Se alguém pergunta: Como acharemos o caminho, a direção? Jesus esta a nos dizer “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, por mais dificuldade que tenhamos é preciso deixar-se guiar por Jesus. Ele está a dizer olhem para mim, para as minhas boas obras, Eu estou guiando vocês. Se olharem para mim encontrarão a saída para as dificuldades. As vezes buscamos saída a nossa maneira, quando nos basta olhar para Jesus, que em suas boas obras nos mostra o Pai”.

santa ana3
Dom Valdir José de Castro, ssp, durante homilia. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Altar, mesa do banquete pascal

Ainda na homilia, Dom Valdir falou sobre importância de estar ao redor da mesa: “Somos um povo que caminha alimentados da Palavra e da Eucaristia, hoje vamos consagrar o altar onde Jesus se oferece em Corpo e Sangue. No ritual da sagração está escrito que o altar é a mesa onde a comunidade se congrega para dar graças a Deus e receber o corpo e sangue de cristo. O altar é o centro da ação de graças que se realiza pela eucaristia. O altar é Cristo. Nós celebramos a eucaristia com a comunidade reunida ao redor da mesa sagrada, mas se a em casa não é um pouco assim, um dos melhores lugares da casa não é a cozinha? A mesa é sempre um lugar que atrai e não só porque se senta para comer, é sobretudo pela partilha, e as vezes a gente não se da conta disso.”

E continuou: “Jesus escolheu como símbolo do reino de Deus, aqui e no reino eterno, o banquete. É ao redor do altar, iluminados pela palavra e alimentados pela Eucaristia que a comunidade deve estar cada vez mais unida uns escutando os outros e todos escutando o que diz o Espírito do Ressuscitado que está entre nós”.

santa ana7
Dom Valdir em um dos momentos do rito de dedicação, a unção com o Santo Crisma. — Imagem: Andrea Rodrigues.

O rito de dedicação do altar teve inicio logo depois da homilia com a invocação dos Santos, através da Ladainha de Todos os Santos. Em seguida, após a oração de dedicação e consagração, o bispo ungiu o altar com o Santo Óleo do Crisma, e ainda, o incensou. Terminado o rito membros da comunidade revestiram e providenciaram a iluminação do altar.

No final da celebração, a comunidade agradeceu a presença do bispo e o presenteou com uma mitra mariana. Antes de se encaminharem para a sacristia, dom Valdir e o padre fizeram o descerramento da placa que descreve que o altar foi dedicado, por quem e a data.